XXI Semana Acadêmica da Arquitetura e Engenharia mescla edificações e impermeabilizastes

A segunda noite de programação focou em profissionais que atuam com larga experiência dentro das áreas da Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

A relação entre edificações e impermeabilizastes em diferentes estruturas foi o tema de abertura pelo promotor técnico de edificações Marcelo Crizel. Ele demonstrou as patologias que comummente ocorrem nas obras, como rachaduras do alicerce ao telhado.

A abordagem tratou ainda sobre aditivos para massas de assentamentos para alvenaria, rebocos e os impermeabilizastes para fissuras, áreas frias, paredes com problemas de umidade, sacadas, terraços e áreas expostas. “Aqui é a base, quando se contrata um profissional técnico ele tem que saber aconselhar, identificar cada aditivo para a função correta em uma obra. No início de uma construção, o gasto fica em torno de 2 a 3% do valor total da obra, utilizando esses produtos. Já numa reforma, o custo pode chegar a 20, 30% do valor total, porque requer uma intervenção maior, explica.

O palestrante recebeu o auxílio técnico do engenheiro civil Auro Fonseca que ajudou a organizar a primeira Semana Acadêmica do curso, em 1990. Ele trouxe a pasta utilizada no evento, há exatos 21 anos. “Nós ficamos orgulhosos em poder auxiliar, tanto tempo depois e ver que o curso forma profissionais com muita qualidade”, conta.

A acadêmica Maria Eduarda Gonçalves reforça a importância de temas que ampliam as possibilidades de sala de aula. “As palestras sempre são muito proveitosas, pois os diversos temas contribuem de maneira prática para muitos assuntos abordados nas disciplinas. Muitas palestras abrem a nossa visão para áreas que a nossa profissão também pode atuar ou agregar no mercado de trabalho”, relata.

Na segunda etapa teve uma grande explanação da Plataforma Place, com a Flávia Tissot, da Plataforma Place do escritório OSPA arquitetura. O público atento ficou até o fim. A acadêmica Cristiane Prates, diz que a troca de experiências contribui para a formação dos futuros profissionais da Engenharia e da Arquitetura. “As palestras são sempre enriquecedoras. Muitas vezes, além nos de trazer um prospecto do nosso nicho de mercado, com o depoimento de profissionais e fabricantes da área, são palestras nos mantém atualizados em relação a ferramentas de trabalho, materiais e tendenciais de mercado, o que para a nossa profissão é fundamental”, revela.

A Semana Acadêmica integrada da Arquitetura e Engenharia segue nesta quinta com uma mesa redonda integrada sobre aprovação de projetos em Bagé, Alegrete e Sant´ana do Livramento.