CPA da Urcamp publica relatório anual de 2023 da Instituição
O Grupo de professores que integra a Comissão Própria de Avaliação (CPA), se reuniu com o reitor, professor Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, para oficializar a entrega do Relatório de Autoavaliação Institucional de 2023. O documento resulta da aplicação anual de instrumentos de avaliação a todos os grupos que compõem a comunidade acadêmica da Urcamp e aborda questões que vão da infraestrutura até demandas curriculares. “Este encontro busca formalizarmos essa entrega ao reitor, pois o relatório reúne informações que respondem aos indicadores de qualidade exigidos pelo Ministério da educação e pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, o SINAES”, explica o professor Glauber Pereira, que preside a comissão.
A CPA tem como atribuições, conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além de acompanhar as avaliações externas que a instituição recebe periodicamente, o trabalho base da CPA consiste em dois grandes objetivos. O primeiro deles é a aplicação de questionários de autoavaliação para a elaboração anual do Relatório Institucional, que é uma pesquisa aplicada a funcionários, professores, acadêmicos, gestores e comunidade externa. A segunda tarefa é a aplicação da pesquisa da avaliação docente, aplicada duas vezes por ano junto aos acadêmicos, que mede o desempenho dos professores. Ambos os trabalhos são desenvolvidos de forma anônima e sigilosa para, após concluída, ser debatida pelos setores interessados e definir estratégias de ação nas diversas áreas.
O reitor da Urcamp, professor Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, destacou a importância destes dados para compor as diretrizes de gestão. “Este relatório vai nos trazer informações da realidade do nosso aluno, das particularidades e, assim, nos dar mecanismos para avançarmos sempre no sentido de buscar ensino, pesquisa e extensão com cada vez mais qualidade”, resume.