Projetos Integradores do curso de Arquitetura e Urbanismo aproximam alunos da comunidade e da futura prática profissional

No último semestre de 2023, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp desenvolveram seus projetos integradores com o intuito de atender algumas demandas cadastradas na Plataforma SOUI de projetos integradores da Urcamp. Os alunos do quarto e sétimo semestre, apresentaram propostas que foram entregues aos responsáveis pelas demandas.

Os alunos do módulo 7 do curso de Arquitetura e Urbanismo, na componente de Metodologia do Planejamento Urbano, orientados pela Prof. Me. Cristina Silveira, realizaram um estudo acadêmico intitulado “Diagnóstico Urbano na Zona Central de Aceguá”. A atividade teve participação da componente de Gestão do Planejamento e Sustentabilidade Urbana, orientada pelo prof. Me Sandro Martinez. Os alunos desenvolveram uma pesquisa inicial, e utilizando o SIG - Sistema de Informações Georreferenciadas, processaram as informações coletadas para desenvolver um mapeamento do espaço, constando uso do solo, equipamentos e mobiliários urbano, tipos de vias, entre outros aspectos. Em cima da análise de dados o trabalho apresenta além dos diagnósticos, propostas para melhorias dos locais. O trabalho teve o apoio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Aceguá, mentoria do acadêmico de arquitetura Darlan Rosa e do Arquiteto Leonardo Castilho.

Já os alunos do módulo 4, na componente de Projeto Integrador orientados pelo Prof. Me. arquiteto Marcelo David Pereira, apresentaram um estudo acadêmico para a comunidade,em frente à Escola Luiz Mércio. O conceito do projeto foi passado pela comunidade no local. No levantamento físico visual, os alunos buscaram aliar as metas urbanísticas e paisagísticas desenvolvidas durante o semestre, com as necessidades da comunidade. Importante declarar que é um estudo de viabilidade acadêmica. Nas fotos, os acadêmicos Luiz Miguel e Andrea apresentando algumas das ideias.

Ainda na componente de Projeto Integrador, os alunos orientados pela Prof. Dra. Magali Nocchi Collares Gonçalves, apresentaram seus estudos acadêmicos para a Praça das Carretas. A proposta dos alunos consistiu em novos usos para a edificação existente, através de melhorias e propostas para a edificação, indicando possíveis estudos de utilização como quiosque/restaurante. Importante salientar que é um estudo de viabilidade acadêmica. Na foto abaixo, a apresentação dos alunos para a equipe da GEPLAN na Prefeitura Municipal de Bagé e as propostas dos alunos Bernardo, Aguinaldo e Eduardo.

É importante salientar, no entanto, que se houver o interesse de realização concreta dos estudos, os projetos arquitetônicos deverão ser realizados pelos profissionais habilitados dos órgãos competentes.