Festival de Inovação Cultura Empreendedora é confirmado para maio de 2023

O Salão de Atos da Urcamp sediou, na noite de terça-feira, dia 6, o Demoday 2022. O evento integrou o Circuito de Empreendedorismo e Inovação do Pampa (do Startup Pampa), que teve como finalidade apresentar as ideias de negócios da região submetidas ao treinamento do programa Startup RS Start, do Sebrae/RS. Dentro da programação, um dos destaques foi o lançamento do Festival de Inovação Cultura Empreendedora, confirmado para maio de 2023, no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza.

O festival é idealizado pelo Ecossistema Regional de Inovação Fronteira Oeste e Campanha (Erifoc), que integra o Programa Inova RS, do Governo do Estado. A Urcamp, inclusive, é uma das proponentes. A intenção é dedicar dois dias de evento para um espaço imersivo entre empresas, empreendedores, startups e outros ecossistemas. Isso por meio de uma programação que contemple desafios de startups; palestras; atrações culturais; gastronomia; economia criativa. Também estão previstos um espaço metaverso, entre outros atrativos que serão confirmados.

A apresentação do projeto no Demoday foi conduzida por Márcio Silva, Analista de Projetos de Inovações do Sebrae/RS, com colaboração do professor e Gerente de Inovação da Urcamp, Leandro Pires, e pela professora e coordenadora do Erifoc junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Elisabeth Drumm. “O propósito de fazer esse evento é pensando no desenvolvimento local e regional, conectando outros ecossistemas de inovação que já estão mais avançados. E o objetivo central é que possamos despertar a cultura da inovação, do empreendedorismo nas grandes áreas de atuação e vocação que nossa região tem”, destaca Pires.

Para realização do festival, a Erifoc está em busca de parceiros, apoiadores ou patrocinadores, seja universidades, setor empresarial, órgãos governamentais ou sociedade civil. Interessados em ser parceiro/organizado do evento pode entrar em contato pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1jJn4WqIR_39EVw6LSpx4pgdIqlHlr2AH-1zSd8XYG2SaCw/viewform.