Laboratório de audiovisual de jornalismo da Urcamp recebe nome de Aracely dos Santos Menezes
EMPRESÁRIO LIDEROU MOVIMENTO POR UMA TV EM BAGÉ
O curso de Jornalismo da Urcamp produziu um podcast especial para marcar a inauguração do novo estúdio e laboratório de audiovisual. Destinado a dar suporte à produção dos acadêmicos de jornalismo, tanto em modelos convencionais quanto em projetos de experimentação, o espaço foi batizado em homenagem ao empresário Aracely dos Santos Menezes, responsável por liderar um grupo de bageenses que garantiu a chegada dos sinais de televisão na cidade e pela inauguração da TV Bagé, Canal 6 - posteriormente RBS TV Bagé.
Apresentada pelo coordenador do curso de jornalismo, professor mestre Glauber Pereira, a proposta foi assumida pela Urcamp, tornando-se realidade a partir da ação da Coordenadoria de Infraestrutura e Meios da Urcamp, com parceria do Jornal Minuano. “Desde a apresentação da proposta, o então vice-reitor e atual reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, sempre incentivou a ideia e, inclusive, acompanhou a equipe na apresentação do projeto à família do senhor Aracely”, detalha Pereira, apontando Bragança como o amparo essencial para o novo serviço.
Conforme descreve o coordenador, a homenagem surgiu das pesquisas sobre a importância da televisão para o desenvolvimento regional a partir da década de 1960, quando um grupo trabalhava incessantemente pela manutenção de estações repetidoras de sinais de TV, à época recebidos de outras regiões. “Já a década de 1970 foi especialmente decisiva nos planos do grupo liderado pelo empresário Aracely dos Santos Menezes porque resultou em um projeto que ia além de apenas receber sinais de televisão. Eles queriam produzir televisão em Bagé”, informa.
Um pouco de história
De acordo com um dos filhos do homenageado, o diretor do Grupo ASM, José Airton da Nova Menezes, já em 1972, Aracely dos Santos Menezes aparecia como sócio no projeto da TV Bagé Ltda, no qual também constavam os nomes do radialista João Henrique Bianculli Gallo (Rádio Difusora) e de Pedro Martins Jardim. O nome deles já constava no grupo denominado Amigos da TV que mantinham sinais de repetidora local no final dos anos 1960, aos quais se somavam, ainda, Antonio Fernando de Oliveira Ferreira e Djalma Pimentel Maurente. Em novembro de 1973, a União emitiu um Decreto 73.180 autorizando a instalação da Televisão Bagé Ltda. “Quando a TV foi inaugurada, em 1977, o pai figurava como sócio-presidente do empreendimento em uma cerimônia que contou com a presença do ministro das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira, do vice-governador do estado, Amaral de Souza, e do empresário das comunicações, Maurício Sirotsky Sobrinho”, relembra.
Convidado do podcast especial, e também diretor da empresa, o filho de Aracely, Marcus Menezes, descreveu as estratégias comerciais que resultaram na primeira loja de departamentos de Bagé e fez da ASM um grupo familiar capaz de reunir produtos e serviços para toda a demanda residencial, de móveis e utensílios à construção civil.
Um laboratório, muitos objetivos
O novo laboratório oferece ambiente de produção jornalística que atende às necessidades de simulação de exercícios e de realização de programas de rádio, mas também de peças de comunicação voltadas às tendências de hibridismo trazidas pelas plataformas digitais. “É um estúdio de audiovisual, porque contempla rádio convencional, mas também ampara trabalhos a partir do conceito de rádio expandido e de transmissões com imagem”, explica Pereira. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo coordenador de Infraestrutura e Meios da Urcamp, professor Francisco Lucas, a fim de garantir as exigências acústicas e gerar um ambiente visual favorável ao vídeo.
Convidado especial do podcast de inauguração do laboratório, o reitor da Urcamp destacou que o espaço deverá servir para inúmeras iniciativas da instituição. “O atrativo nesta proposta é que além de dar base à produção acadêmica do curso de Jornalismo, o estúdio também será disponibilizado para produções de temas relevantes propostos por professores e acadêmicos de diferentes cursos da Urcamp e, também, da geração de pautas noticiosas do Jornal Minuano”. Bragança destaca que a Urcamp tem formado os profissionais que determinam o desenvolvimento das regiões da Campanha e Fronteira Oeste e, com a estruturação do laboratório em parceria com o Grupo ASM, abre-se mais um canal de interação com a comunidade.
ONDE ASSISTIR
Pela plataforma do Youtyube @UrcampOficial