Segunda noite da Semana Acadêmica de Nutrição da Urcamp aborda prática clínica e início de carreira

Lucas Raddatz compartilhou experiências reais do consultório

A segunda noite da XXIII Semana Acadêmica do Curso de Nutrição da Urcamp, realizada na terça-feira, 6, no Salão de Atos do Campus Central, trouxe reflexões fundamentais sobre o exercício profissional da nutrição. Os acadêmicos acompanharam dois momentos distintos, mas complementares: a aplicação prática da nutrição clínica e o início da trajetória profissional no mercado.

A abertura da noite ficou por conta do nutricionista Lucas Raddatz, que já acumula mais de cinco mil atendimentos em nove países. Com a palestra “Nutrição clínica na prática”, ele compartilhou experiências reais do consultório, trazendo à tona casos clínicos e destacando a importância da atuação interdisciplinar no cuidado ao paciente.

“Minha palestra foi sobre casos de nutrição clínica no consultório. Nós conversamos sobre como tratar o paciente de forma geral, principalmente em casos de patologias dentro do consultório nutricional”, explicou Raddatz. Ele também destacou estratégias alimentares e de tratamento, além da importância de uma boa anamnese. “Falamos sobre como tratar a família do paciente que tem alguma avaria na saúde e que pode melhorar com uma base alimentar bem estruturada”, complementou.

Na sequência, o nutricionista Juliano Barcelos compartilhou sua vivência recente no mercado com a palestra “Marketing digital no início de carreira”. Ele abordou o uso das redes sociais como ferramenta estratégica para quem está começando, mostrando resultados práticos de sua atuação.

“O tema da minha palestra foi ‘Comece com o que você tem’. Mostrei como iniciei no marketing e compartilhei minha trajetória na nutrição, que começou há menos de um ano”, contou Barcelos. Segundo ele, o foco foi mostrar que é possível construir autoridade e atrair pacientes mesmo nos primeiros passos da profissão. “Acredito que um dos maiores medos do estudante hoje é saber se vai conseguir captar pacientes, se o mercado está saturado. Mostrei que é possível sim, e tive o retorno de alunos que se identificaram com a minha história”, contextualizou.

A programação

A programação segue até quinta-feira, com temas variados. Nesta quarta, 7, a atuação do nutricionista em políticas públicas e instituições será o foco. Às 19h, Josiane Hernandes, da Secretaria Municipal de Saúde de Bagé, apresenta a palestra “Além do consultório: o nutricionista no SUS”, e às 19h50, Pâmela Solari falará sobre “A importância do nutricionista de qualidade em uma UAN”.

O encerramento da semana, na quinta-feira, 8, trará os temas saúde mental e oncologia. Às 19h, Tahyana Gonzales apresenta “Alimentação e cuidados com a mente”, seguida por Jerônimo Ferreira, às 20h, com a palestra “Nutrição Clínica em Oncologia: o que há de novo?”.