Urcamp presente no South Summit Brasil

Um dos maiores eventos de inovação do mundo aconteceu pela primeira vez no Brasil

Por Viviane Becker | Jornal Minuano

O South Summit Brasil, um dos maiores eventos internacionais de inovação e tecnologia aconteceu de 4 a 6 de maio, pela primeira vez no Brasil, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Esse é o principal encontro de conexão entre startups, empresas e fundos de investimento globais. Realizado desde 2012 em Madrid, na Espanha, é reconhecido como uma plataforma global de inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema empresarial. Esta foi a primeira vez que o South Summit aconteceu fora da Europa. Com saldo positivo, a capital recebeu milhares de pessoas em busca de oportunidades de negócios, e ao fim de três dias, devido a articulações feitas entre aos organizadores, ficou garantido nova edição do evento para Porto Alegre, em 2023.


A Urcamp esteve representada pela reitora e presidente da Fundação Attila Taborda, professora Lia Maria Herzer Quintana, pelo Gerente de Campus e Inovação e Professor de criatividade e inovação, Leandro Pires, Assessora de Políticas Institucionais, Regionais e Comunitárias, professora Elisabeth Cristina Drumm e pela Coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância (NEAD), professora Paula Lemos Silveira.


O South é popular em países como Estados Unidos, China, Portugal e Espanha, em Porto Alegre contou com representantes de 76 países e 89 fundos de investimento. Propor uma nova maneira de fazer negócios e colocar o Brasil no mapa mundial da inovação foram as intenções centrais do evento de acordo com Marta Del Castillo, a CEO do South Summit.


O propósito foi de promover transformação econômica e social por meio da inovação e tecnologia. Estima-se que o evento recebeu cerca de 20 mil pessoas que participaram de uma programação variada, com conteúdo de alta qualidade agregando startups e empresas. A conferência disponibilizou mais de 400 palestrantes nacionais e internacionais, divididos em cinco palcos e oito trilhas de conteúdo – Agritech & Healthcare, Industry 5.0, Fintech, Retailtech, Foodtech, Sustentability & ESG, Society, Innovation and Ecosystem – num espaço de 12.000 metros quadrados.


O Gerente de Campus e Inovação da Urcamp, Leandro Pires, contou a reportagem que a comitiva de Bagé, acompanhou palestras de ecossistema de inovação, de educação, nova economia, além de estarem reunidos com o governo do Estado, puderam tratar assuntos referentes aos projetos de inovação, editais de fomento entre outros. “A maioria dos palestrantes eram brasileiros, muitos gaúchos, passando informações e conteúdos relevantes para o resto do mundo”, pontuou.

“Fizemos inúmeras conexões com participantes de várias cidades, tivemos oportunidade de conhecer outros ambientes, que estão com ecossistema mais avançados. Aproveitamos para mapear, conectar e tentar buscar recursos para que possamos escalar nossas atividades educacionais inovadoras dentro de um portfólio mais avançados e estruturado”, reforça.
A comitiva da Urcamp que integra o comitê do Inova, também participou de atos protocolares com outras universidades presentes no evento. Conheceu vários stands de startups de empresas inovadoras, multinacionais, acompanharam a palestra com o novo diretor da Dell, atividades como a participação em workshop para aceleração de startups, busca de capital para fomento em novos negócios, entre outros. “Desta forma estamos inseridos e participando das mudanças, e se preparando para o que vem pela frente”, argumentou Leandro.

 

A simplicidade da María Benjumea


A professora Lia Quintana também fez contato com a Fundadora do South Summit, a espanhola María Benjumea, uma executiva apaixonada pelo ecossistema de inovação. Em 2011, ela vislumbrou que a saída para o grave problema de desemprego vivido na Espanha na ocasião, durante a Grande Recessão mundial, estava no fomento de startups. Assim, South Summit iniciou em 2012, no pior momento da crise da Espanha. Começou de maneira pequena e, de lá para cá, se mostrou ser uma ferramenta poderosa para conectar todos os atores da cadeia de inovação. María Benjumea circulou pelo Cais de forma simples e descomplicada, com look e lenço nas cores da bandeira do RS.