Urcamp presente no lançamento da Política Estadual de ciência, Tecnologia e Inovação

A Urcamp foi representada pelos pró-reitores de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Guilherme Collares, e de Ensino, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, no evento denominado  Ciência e Inovação na Estratégia de Desenvolvimento do RS, que incluiu lançamento da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Pecti-RS) 2025-2030, apresentada nesta quinta-feira, 5, no Palácio Piratini. A oportunidade marcou as comemorações dos 60 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - a Fapergs.

Quem fez as honras da casa foi o governador Eduardo Leite ao anunciar o que o governo aponta como um investimento histórico em inovação, ciência e tecnologia. São cerca de R$ 360 milhões em 2025, que o governador apresentou como o maior montante já alocado para a área e um valor cinco vezes maior que o orçamento médio anual na última década. Também participaram da solenidade a titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp, e a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

O professor Guilherme avalia que a relevância do evento, além dos recursos anunciados, está na perspectiva da ampliação das oportunidades de projetos para o próximo ano. “Foi importante para tomarmos pé das políticas de liberação de verbas para a educação via FAPERGS. Quando a gente fala em educação nós entendemos inovação, pós-graduação, cursos, políticas educacionais. Então esperamos agora estarmos prontos para concorrer a um maior número de editais diferentes”, avalia. O pró-reitor complementa que, na medida em que a Urcamp já pode contar com suas negativas atualizadas, os recursos devem chegar com mais intensidade.