NPJ presta assistência gratuita à famílias de baixa renda em São Gabriel

Os grupos de estudos do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) sob a orientação da professora Luciane Bittencourt Fagundes e com o suporte da assessora jurídica Camilla Librelotto, têm sido um ponto de destaque no campus de São Gabriel. “Estes encontros, que acontecem regularmente, oferecem uma oportunidade valiosa para os acadêmicos de Direito não apenas atenderem às demandas dos grupos vulneráveis, mas também para se aprofundarem nas temáticas das ações em que o NPJ presta assistência, tornando a prestação de serviço mais qualificada e eficaz”, avalia a coordenadora do curso de Direito, professora Ana Paula Torres.


A abordagem multidisciplinar adotada por esses grupos de estudos tem permitido aos acadêmicos explorar uma variedade de questões legais complexas, com um foco especial na resolução de conflitos e na defesa dos direitos dos mais necessitados.


Nesta rodada de defesas, temas cruciais, como divórcio e suas modalidades, usucapião em todas as suas formas, alimentos, guarda, exoneração de alimentos, cumprimento de sentença, entre muitos outros, têm sido abordados de maneira minuciosa e crítica. Os acadêmicos têm se empenhado em aprimorar suas habilidades práticas, aplicando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula para auxiliar aqueles que mais precisam de assistência legal.


Além disso, o atendimento aos grupos vulneráveis tem permitido aos acadêmicos vivenciarem de perto as realidades das pessoas em situações de vulnerabilidade, tornando a sua formação acadêmica mais rica e sensível às questões sociais. Os grupos de estudos do NPJ demonstram o compromisso da instituição em formar profissionais de Direito que estejam verdadeiramente preparados para enfrentar os desafios do mundo jurídico e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.