Processo seletivo aprova 19 monitores de cursos na Urcamp
A pró-reitora adjunta de Ensino da Urcamp, professora Marília Barbosa, anunciou na tarde desta quinta-feira o resultado do processo seletivo para monitores de curso. Registrado no último dia 30, o resultado do edital indicou a aprovação de 19 monitores para o trimestre. “Para nós, o resultado é bastante significativo porque no processo anterior tivemos apenas quatro monitores aprovados”, analisa.
O aumento na procura, segundo a professora, deve-se à maior mobilização promovida pela gestão. “E também à experiência de processos seletivos anteriores, que nos fez identificar a necessidade de oferta dessa oportunidade de participação discente”. A monitoria é uma atividade voluntária exercida pelos acadêmicos selecionados a partir de demandas dos diversos cursos a fim de auxiliar na atividades dos professores. As solicitações passam por aprovação de projeto dos próprios docentes em atendimento aos componentes curriculares e pela anuência das coordenações.
O processo seletivo para monitores da Urcamp prevê cinco etapas que vão do lançamento do edital que prevê vagas disponíveis, segue pela solicitação de monitoria do professor, complementa-se pela inscrição do aluno junto ao coordenador, passa para o processo seletivo no próprio curso e culmina com a publicação do resultado.
O monitor selecionado prestará seus serviços sem vínculo empregatício, pelo prazo de três meses em um regime de três a seis horas semanais. O número de horas de dedicação do monitor à tarefa será informado pelo professor que apresentou o pedido, com critérios ligados ao plano de atividades e à disponibilidade de tempo do selecionado. O prazo para as atividades dos monitores aprovados agora começou em 1º de setembro e termina no dia 1º de dezembro. Os acadêmicos recebem certificado de monitoria e o registro de carga horária cumprida, o que valida o registro como Atividades Complementares, exigidas para integralizar a carga horária do curso.