Urcamp abre V Mostra Institucional de Projetos Integradores

Em Urcamp | Por Yuri Cougo Dias
A Urcamp abriu, na noite desta segunda-feira (5), a V Mostra Institucional de Projetos Integradores, com transmissão no canal oficial da Urcamp no YouTube (@UrcampOficial), ou seja, é aberta ao público.

Um dos principais benefícios do modelo da Graduação I, os Projetos Integradores são resultados de um trabalho integrado de acadêmicos, profissionais do mercado e a sociedade como um todo. Na prática, empresas, associações, entidades ou Organizações Não-Governamentais (ONGs) expõem suas demandas, por meio da plataforma Sou I, e os alunos ajudam a solucioná-las. Consequentemente, desde o primeiro semestre, já lidam com problemas reais da comunidade, sempre com um raciocínio no sentido de como resolvê-los.

E todo final de semestre, a Urcamp, por meio do Núcleo de Aperfeiçoamento Pedagógico (NAP) promove uma mostra institucional, com o objetivo de divulgar que tipos de projetos foram desenvolvidos pelos estudantes e os impactos que eles causaram na comunidade local, seja resolvendo demandas e/ou apontando novos direcionamentos. Os trabalhos que vão para a mostra passam por uma seleção dentro dos cursos, em todos os campi, em que são desenvolvidos.

Coordenadora do curso de Administração, Rita Jorge, foi uma das professoras presentes que manifestou, durante a abertura da mostra, a importância dos Projetos Integradores junto à sociedade. “É uma pena que não conseguimos mostrar tudo que nossos acadêmicos estão produzindo. São trabalhos maravilhosos, que apresentam soluções à comunidade. Reservamos uma semana para mostrar um pouquinho o que nossos alunos estão construindo de soluções para os problemas reais da nossa sociedade”, enfatiza.