Jane Barcelos realiza aula inaugural para curso de Jornalismo

A publicitária, comunicadora e empreendedora bageense abordou a independência financeira e geográfica em homestudio.

Alana Portella, acadêmica do curso de Jornalismo da Urcamp.

Foto: Samuel da Rosa, acadêmico do curso de Jornalismo da Urcamp.

Quantas vozes você tem? Na noite de terça-feira, 5, os estudantes do curso de jornalismo, publicidade e administração do Centro Universitário da Região da Campanha receberam a comunicadora Jane Barcelos. Na palestra realizada no salão de atos da instituição, os alunos puderam ouvir sobre a inovação do homestudio.

Um homestudio, como o próprio nome sugere, é um estúdio de gravação montado dentro de casa (do inglês “home”), que pode ser simples e pequeno, ou grande e mais elaborado. Em torno deste cenário, a publicitária o utiliza como uma “carta na manga” desde 2014, criando locuções para os mais diversos meios, desde spots para comerciais, narração de audiolivros e trabalhos com contratos, como podcasts.

Para o coordenador do curso de jornalismo, Glauber Pereira, nunca tivemos tanta necessidade de criar atividades novas dentro do mundo do trabalho. “O mercado está cada vez mais líquido, carreiras são criadas dentre tantas outras que seguem seu rumo final. É importante criar um tema que estimule um talento interno de nossos alunos, abrindo uma nova visão ao curso”, destaca.

A comunicadora, que trabalha com a voz, começou sua carreira em 2004 como telefonista, e, após dois anos, foi convidada para trabalhar na Rádio Calandra FM, atual Pop Rock, onde, durante 14 anos, aprendeu tudo de criação e programação sonora. Na sua infância, Jane recorda que tudo servia de incentivo para construir a fala, como as leituras realizadas dentro de sala de aula. “Eu sempre fui desinibida para falar, então me candidatava a ler os contos na hora da leitura quando criança, me ajudando mais ainda a melhorar minha voz”, relembra a jornalista.

Jane pontua que a voz da rádio precisa ser desconstruída. “Nós não somos mais locutores, somos comunicadores. O mercado vai começar a entender esta mudança e criar novas necessidades; cada vez mais iremos precisar de vozes. Não existe mais a necessidade de ter uma voz bonita, você precisa ter a habilidade de se conectar com o outro através da voz. Comunicadores conectam”, pontua.

Três passos para uma dicção exemplar

1º Passo - Investigue

Antes de tudo, é fundamental investigar os motivos que geram problemas de dicção. Jane sugere a visita a profissionais da saúde da voz, como otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e ortodontistas.

2º Passo - Prepare

Prepare seu aparelho vocal para produzir os sons corretamente. Busque exercícios específicos para a voz, alinhados com hábitos e estilos de vida saudáveis. Nunca esqueça de beber água, uma voz desidratada acaba machucando suas cordas vocais.

3º Passo - Pratique

Visualização de palavras, treino, repetição e persistência são chaves que auxiliam para a produção de uma voz neutra. Faça gravações e escute sua voz, exercite seus ouvidos para identificar gírias e sotaques.

Jane Barcelos deixa como sugestão de exercício o trava-línguas, que através do Tiktok, a fez parar no programa Mais Você, da Ana Maria Braga. “A filha da XUXA se chama SASHA, SASHA abre a CAIXA, come SUSHI de CHUCHU e faz XIXI no CHÃO da sala. Deixando a casa da XUXA com o CHÃO SUJO.” Vamos praticar?

O homestudio está crescendo

Ao finalizar a palestra, a publicitária instiga os estudantes a abrirem os horizontes para novas oportunidades “Hoje em dia eu não preciso ser uma radialista para trabalhar com a minha voz, posso fazer isso com minhas redes sociais. Sempre vai ter uma voz preparada para determinado produto. São 100 pessoas que procuram uma vaga de locução nacional, dentre eles, não é o locutor que tem a vez, e sim uma voz desconhecida, mas preparada”, conclui.

Para acompanhar Jane Barcelos e aprender mais dicas sobre locução através de seus cursos “Criando Locutores do Zero” e “Dicção Exemplar”, basta segui-la em suas redes sociais: @janebarceloslocutora.