Reitor da Urcamp e prefeito em exercício assinam termo de cooperação em favor do Curso de Medicina

O reitor, professor Antônio Evanhoé Sobrinho, recebeu na Instituição o prefeito de Bagé em exercício, Mário Mena Kalil, no sentido de reforçar o apoio político para viabilizar a instalação do curso de Medicina na Urcamp.

A Instituição que é comunitária, já conta com uma grande estrutura dentro da área da saúde, através do Hospital Universitário, que além de atender em mais de 80% a população da região pelo Sistema ùnico de Saúde - SUS, também funciona como Hospital Escola, servindo como prática para os alunos da Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

A gestão da Urcamp, vem buscando reforço político nas prefeituras da região para comprovar junto ao Governo Federal, a necessidade do curso de Medicina como polo regional para a área da saúde. O prefeito em exercício, Mário Mena Kalil, que é médico, destacou a importância de se incorporar a essa causa. “Nós como gestores, temos o compromisso e a obrigação de estarmos lado a lado das instituições que pensam no crescimento. E tenho certeza, a faculdade de medicina, aqui em Bagé, conquistada pela Urcamp, vai trazer uma nova etapa, uma nova fase, não só na saúde como crescimento de nossa cidade e da região. Será a maior conquista da saúde de Bagé dos últimos anos”, justifica.

O reitor da Urcamp, destaca que o ganho com a instalação da medicina, impulsiona não só a cidade, mas toda uma região. "Temos visto que as Universidades que contam com esta graduação, conseguem se manter com mais robustêz no cenário econômico. A cidade cresce, os municípios do entorno também e a autoestima da região se eleva. Além disso, vamos evitar que centenas de jovens saiam da nossa cidade para estudar fora e todos ganham com isso. O estudante, a família e a região", destaca.

A intenção é seguir buscando apoio dos municípios da região, Câmaras Legislativas de toda a região, em favor do curso de Medicina para a Urcamp, em Bagé.