Presidente da OAB e desembargador do TRT 4 marcam segunda noite da Semana Jurídica da Urcamp

Presidente da OAB local, Marcia Rochinhas, Juíza da Vara do Trabalho, Marcele Antoniazzi, Pró-reitor de Ensino, Rafael Moreira, e o reitor da Urcamp, Guilherme Bragança

A segunda noite da 44ª Semana Jurídica da Urcamp foi marcada pela escolha dos dois temas e duas grandes lideranças em suas áreas. O contexto atual de grande polarização política e embate jurídicos foi destacado a partir do debate sobre o papel da OAB em uma sociedade democrática. Por outro lado, a emergência climática também garantiu espaço na discussão a partir da reflexão sobre a mediação trabalhista em contextos de desastres naturais, ambos temas trazendo atualizações sobre a atuação da justiça em momentos críticos.

A programação teve início às 19h com o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), desembargador Alexandre Correa da Cruz, que apresentou uma análise aprofundada sobre “Mediação da Justiça do Trabalho nas relações de emprego no cenário de desastres naturais”. A palestra abordou os desafios e as adaptações necessárias nas relações trabalhistas em situações emergenciais, como enchentes e tempestades, cada vez mais frequentes em diversas regiões do país. O evento contou com a presença da Juíza titular da 1ª Vara do Trabalho da comarca de Bagé, Marcele Cruz Lanot Antoniazzi.   

Em seguida, o presidente da seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil, Leonardo Lamachia, abordou o tema “OAB e a Sociedade Civil”. Lamachia discutiu o papel da entidade na defesa dos direitos e na promoção da justiça, reforçando a importância da participação ativa da OAB na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para um público formado por professores, acadêmicos e advogados ligados à OAB de vários municípios das regiões da Campanha e Fronteira Oeste.

Mais fotos