Aula inaugural discute protocolos éticos e jurídicos para a atuação de profissionais da Saúde

Palestrante, pró-reitor de Ensino, Rafael Moreira, pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Guilherme Collares, e presidente da FAT, Mônica Palomino

A palestra encerra 28ª Semana Acadêmica da Enfermagem


A aula inaugural dos cursos da área da Saúde da Urcamp reuniu acadêmicos, professores e profissionais da Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e, também, Medicina Veterinária. Para congregar tantas diferentes abordagens, o tema precisava atrair o interesse de todos: “A importância dos protocolos éticos e jurídicos na atuação dos profissionais da saúde”. O desafio da palestra foi assumido pela advogada Ana Lisiane Barreto, especialista em Direito Médico, Odonto e da Saúde.

A palestrante, egressa do curso de Direito, destacou a importância de voltar à instituição que a formou para compartilhar sua experiência e conhecimento. “É uma satisfação muito grande voltar para palestrar. O assunto que vim trazer tem grande importância na atuação do profissional da saúde, no quesito segurança. Existem situações e protocolos que protegem o profissional e é isso que estamos reforçando esta noite”, justifica.

A advogada disse que, em primeiro lugar, é importante manter a boa relação, o bom atendimento. “Um paciente que foi bem tratado, que teve o melhor empenho de seu médico, dentista, enfim, dificilmente processará este profissional”, afirma. Procurar ser competente na área que escolher também faz a diferença na prática profissional e evita complicações com a justiça, segundo a palestrante. A advogada reforçou a importância de se conhecer os processos burocráticos que movem a saúde. “Isso tem um grande diferencial na atuação. Existem protocolos de documentos, rotinas protocolares, atendimento de secretários, questões de inclusões da Lei de Proteção de Dados que devem ser consideradas”, alerta, completando,“toda profissão é uma empresa, é preciso se preocupar com o financeiro, com a parte administrativa e também cuidar da parte jurídica e ética. O profissional da saúde pode ser responsabilizado em três esferas – penal, cível ou administrativa. Por isso é preciso estar atento para não ferir o código de ética profissional, por exemplo”, pontua.

A abertura da Aula Inaugural da Saúde do semestre foi feita pela Presidente da Fundação Atilla Taborda, professora Doutora Mônica Palomino de Los Santos, e contou com a presença do Pró-reitor de Ensino da Urcamp, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, e do Pró-reitor de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Guilherme Collares.

Mais fotos