Bancada gaúcha garante apoio às universidades comunitárias

Moreira e Bragança ocuparam a mesa de trabalhos Foto JOCA MOURA

Reitoria da Urcamp marcou presença em encontro


Os reitores das instituições que formam o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), em reunião bastante prestigiada nesta segunda-feira (5), receberam a garantia de apoio dos deputados federais no Congresso Nacional. Na pauta, a regulamentação da Lei Nº 12.881/2013, que contempla diversas instituições de educação superior comunitárias no Brasil. De acordo com o reitor da Urcamp, Guilherme Cassão Marques Bragança, e do pró-reitor de Ensino, Rafael Bueno da Rosa Moreira, que participaram do encontro, uma das proposições previstas na legislação, que ainda não saiu do papel, é a participação delas no orçamento da União para políticas públicas estudantis (bolsas de estudo), nos editais de órgãos governamentais de fomento e do Ministério da Educação.

“Investir nas nossas universidades é investir nas regiões onde elas estão inseridas, porque todo o dinheiro volta para as comunidades. Por isso, a aproximação com a bancada sela um compromisso importante para o fortalecimento da educação superior do RS”, destaca o presidente da entidade, reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn. Na conversa, os parlamentares reforçaram a importância de uma permanente relação com o Comung para estruturar projetos alinhados com as expectativas da entidade. No final, ficou acordado a elaboração de um manifesto para ser entregue ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.


Na avaliação de Moreira, o evento foi um importante espaço de diálogo e construção de estratégias para o Ensino Superior ofertado pelas instituições comunitárias no estado do Rio Grande do Sul. “A articulação entre as reitorias do Comung e as representações do Poder Executivo e do Poder Legislativo são essenciais para que se fortaleça o ensino superior comunitário”, aponta. Já Bragança destaca: “duas das pautas mais referendadas no encontro foram a defesa da compra de vagas nas instituições comunitárias como uma solução eficiente, de qualidade e de baixo custo para a expansão do Ensino Superior no Brasil e o reconhecimento do fato de que as instituições comunitárias foram determinantes para o crescimento das inúmeras regiões do estado”. Por isso, o reitor vaticina: “Tendo sido responsável por grande parte de nosso crescimento até aqui, acredito que o fortalecimento das comunitárias promoverá, ainda mais, o desenvolvimento sustentável regional”.

ENCONTRO NA UNISINOS


No café da manhã na Unisinos, em Porto Alegre, estiveram presentes os deputados federais, Dionilso Marcon (PT), coordenador da bancada gaúcha, Alceu Moreira (MDB), Any Ortiz (Cidadania), Daiana Santos (PT), Franciane Bayer (Republicanos), Luciano Azevedo (PSD), Márcio Biolchi (MDB), Pedro Westphalen (PP), Pompeo de Mattos (PDT) e Ronaldo Nogueira (Republicanos), além de representantes dos demais parlamentares e senadores gaúchos.

O encontro também contou com a presença dos deputados estaduais Cláudio Branchieri (Podemos), Miguel Rosseto (PT), Nadine Anflor (PSDB) e Sofia Cavedon (PT). Na sequência, os reitores participaram de um almoço com o ministro Paulo Pimenta.

Mais fotos