Urcamp integra Grupo de Trabalho do Encontro Nacional de Popularização da Ciência em Brasília
A Urcamp marcou presença no Encontro Nacional de Popularização da Ciência e de Coordenadores Estaduais do Programa Mais Ciência na Escola, que começou no dia 2 e encerrou na quinta-feira, dia 4, em Brasília. O reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, e a assessora de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Rosete Gorrinari Kohn, integraram os debates em função da instituição desenvolver a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Bagé. Em 2025, a 22ª SNTC da Urcamp reuniu mais de seis mil visitantes oriundos de mais de 20 municípios das regiões da Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
O encontro contou com a presença de importantes autoridades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre elas a Ministra Luciana Santos, o Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES), Inácio Arruda, e a Diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica (DEPEC), Juana Nunes. As discussões reforçaram a importância da cooperação entre universidades, programas governamentais e redes de pesquisa para ampliar o alcance das ações de popularização da ciência em todo o território nacional.
O papel regional da Urcamp permitiu-lhe integrar o Grupo de Trabalho do Sul do país, que reúne os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - GTSUL -, para discutir as estratégias em cada etapa de propostas desenvolvidas no programa. Coordenadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Urcamp, Rosete explica que, além do evento que dura uma semana nas regiões aprovadas por editais de seleção, a Urcamp se encarrega de promover atividades do projeto Ciência Pop. “São inúmeras ações combinadas ao longo de todo o ano visando aproximar a comunidade e jovens estudantes da iniciação científica. Nós fazemos isso com visitas às escolas e promovendo o incentivo à visitação dos laboratórios da Urcamp, por exemplo”, informa.
Já Bragança lembra que todo o processo de sensibilização voltado à mentalidade de iniciação à pesquisa desde cedo é aliado ao objetivo de construir entre os estudantes uma perspectiva de acesso ao Ensino Superior. “Por isso, uma instituição universitária como a nossa aposta tanto na relação com as escolas. Levamos tão a sério a cultura do conhecimento que dedicamos parte significativa de nossas ações a estimular a participação de professores e coordenadores de cursos como avaliadores nas mostras escolares de todos os municípios onde temos unidade de ensino”, conclui o reitor.
Subsidiando anualmente duas vagas com estada garantida pelos recursos do edital promovido pelo Ministério de Inovação e Tecnologia, o evento reúne representantes das instituições que promovem a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e os demais projetos do programa nas suas regiões de abrangência para compartilhar experiências e antecipar tendências. A Urcamp já se candidatou para a 23ª edição do evento que terá como tema Meninas e Mulheres na Ciência.