IV Mostra de Projetos Integradores acontece até sexta-feira

Em Urcamp | Por Melissa Louçan

Iniciada na terça-feira, a IV Mostra Institucional de Projetos Integradores da Urcamp apresentará 60 trabalhos que se destacaram durante o semestre. A Mostra acontece até sexta, dia 4, das 19h às 22h, pelo canal oficial da Urcamp no YouTube. A iniciativa é composta por projetos que os acadêmicos apresentaram no decorrer do semestre, com o objetivo de trabalhar a solução de demandas propostas por entidades da comunidade.

A coordenadora da Mostra, Rita Luciana Saraiva Jorge, aponta que "todos os trabalhos se referem a casos reais postados na nossa Plataforma Sou I. E mesmo com a pandemia, os grupos se dedicaram e realizaram os trabalhos".

Acadêmicas de Medicina Veterinária da Urcamp, do campus de Alegrete, o grupo formado por Kássia Machado, Luiza Lizliê, Niviane Moura, Thaís Sobreira, são responsáveis por um dos projetos em destaque na mostra, "Miou? Testou!", sob mentoria do médico veterinário Alisson Santos e orientação da professora Caroline Álvares.

Kássia explica que o projeto surgiu através da demanda gerada pela médica veterinária Ana Flávia M. Gomes, com o intuito de divulgar informações sobre as principais doenças que acometem os felinos domésticos, como a FIV e a FeLV, a importância de manter a carteira de vacinação em dia e realizar o exame de testagem nos felinos domésticos, além de apontar os benefícios que o domiciliamento pode trazer para o bem-estar desses animais.

"Por isso, criamos uma página no Facebook e no Instagram com o título do projeto, para divulgar essas informações. E criamos um e-book, que reúne os conhecimentos que adquirimos ao longo do semestre. Para divulgação do projeto, realizamos a montagem de um jingle e uma logo, como nossa identidade visual", explica.

Para a acadêmica, a relevância do tema foi reassegurada através das mensagens de incentivo que o grupo vem recebendo durante o desenvolvimento do projeto. Ela também destaca que os projetos integradores possibilitam aos estudantes colocar em prática a gestão e planejamento de um projeto, vivenciando uma realidade desconhecida para suprir e solucionar da melhor maneira uma problemática social.

"Conseguimos desenvolver conteúdos informativos de qualidade para a comunidade, com as orientações adequadas e corretas. Sempre com o auxílio de médicos veterinários já atuantes, identificando as carências de informações e demais necessidades. Também aprendemos sobre a rotina do médico veterinário em relação à essas doenças, os cuidados, precauções e demais aspectos que se relacionam ao tema na prática", destaca ela.

Outro projeto em destaque também teve como foco os animais, mas desta vez o grupo formado por Alana Portella, Camila Félix, Joice Cougo, Lucas Machado e Mariana Bond, procurou enfocar na busca por um lar, voltado para a adoção responsável de animais. Os acadêmicos do segundo módulo do curso de Jornalismo da Urcamp criaram o projeto "Amigos de Rua", através de demandas encaminhadas pelo Rotaract Rainha e Coordenadoria do Bem Estar Animal de Bagé à plataforma de projetos SOU I.

Alana explica que o objetivo do "Amigos de Rua" é a criação de uma campanha de adoção de animais abandonados, promovendo a propagação de notícias e informações de como proceder para obter a adoção de forma responsável, utilizando, principalmente, a internet como ferramenta. "Nosso principal foco foram as redes sociais. Lá, nós temos diversas publicações sobre cuidados com os animais, para que eles tenham uma ótima qualidade de vida, que todo bichinho merece ter. No Facebook, estamos como "Amigos de Rua" e no Instagram @pjtamigosderua", conta.

A futura jornalista destaca que o acesso a projetos da plataforma é um dos principais diferenciais da Urcamp: "É muito importante para nossa formação acadêmica, pois desde o o primeiro módulo nós temos a possibilidade de ajudar a comunidade de Bagé através de demandas reais, fazendo com que o aluno esteja pronto para o mercado de trabalho desde cedo".

As apresentações dos projetos podem ser acompanhadas através do Youtube, até sexta-feira, das 19h às 22h, com link que será disponibilizado através do site e redes sociais da instituição.