Jornada sobre Autismo reúne estudantes e profissionais de saúde na Urcamp
Apesar do feriado, a Urcamp abriu suas portas no sábado, 2 de novembro, para a 1ª Jornada sobre Autismo, intitulada “A (R)evolução da Detecção e Intervenção Precoce”. Realizado no Salão de Atos do Campus Central, o evento ofereceu uma programação extensa ao longo de todo o dia, reunindo estudantes, professores e profissionais da saúde para um amplo debate sobre o tema, com destaque para atualizações científicas e valiosas trocas de experiências.
A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, que antecipou a intenção de retomar o evento já para o início do próximo semestre; do pró-reitor de Ensino, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, e da coordenadora do curso de Psicologia, a professora doutora Sílvia Vargas. Organizada em parceria pelo Instituto Plural Bagé, a Jornada teve o apoio dos membros fundadores e psicólogos docentes da Urcamp, Claudio Louzada e Cláudia Corral, além dos psicólogos Mariana Lopes, Márcio Lucas e Michele Dupont.
O Instituto Horizontes, de Porto Alegre, enviou quatro palestrantes especializadas em autismo, que compartilharam conhecimentos valiosos. As psicólogas Lisandra Guillen e Renata Vives participaram presencialmente, enquanto Ana Paula Lauermann e Manoela Czuka contribuíram de forma online. Juntas, trouxeram atualizações científicas e estudos de caso inovadores, explorando novas abordagens e resultados promissores na detecção e intervenção precoce do autismo.
INTERCÂMBIO MARCA EVENTO
Uma transmissão ao vivo da Argentina também integrou a programação, com a psicóloga Ángeles Aparain, abordando a temática do autismo no contexto sul-americano. A Jornada foi encerrada com uma mesa de discussão que reuniu diversos profissionais da saúde: a professora da Unipampa e psicóloga Amelia Borges; o musicoterapeuta da Apae, Antoniel Martins Lopes; a psicóloga do Caminho da Luz, Cátia Rejane Goulart Godinho; a psicopedagoga Débora Mattos Marques, também do Caminho da Luz; o professor de Educação Física Guilherme Veloso Junior; o médico psiquiatra e professor da Urcamp Sérgio Keske; e a fisioterapeuta e professora da Urcamp, Simone Rosa da Silva, que integra o Espaço Guilherme Veloso.
A coordenadora também destacou o papel dos acadêmicos do Núcleo de Estudos em Autismo (NAU) do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Psicanálise (LaEPPsi) no apoio à organização do evento. “Importante salientar que a retaguarda do evento foi realizada por esses acadêmicos do NAU, um exemplo de comprometimento e engajamento com o tema”, concluiu.
Estiveram presentes profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Pedagogia, Psicopedagogia, Fisioterapia, Educação Física e Terapia Ocupacional, além dos psiquiatras Vanessa Feo e Sérgio Keske. “Vários destes profissionais engajados e de sucesso são egressos da nossa Urcamp. Os resultados e feedbacks deste evento foram além dos esperados, já delineando a 2ª Jornada para o início do próximo ano letivo, além de outros projetos que começaram a ser alinhavados ao longo do dia e durante a confraternização que encerrou o evento”, afirmou a coordenadora do curso de Psicologia, Sílvia Vargas.