Os desafios do Comung - Assembleia Geral Extraordinária reúne reitores do Consórcio Gaúcho e o Sistema Acafe de Santa Catarina

Desafios do Comung para o próximo ciclo. Este foi o tema da Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, presidido pela reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, que aconteceu na tarde de ontem, 03, na Universidade do Vale do Taquari, em Lajeado. Na Univates, os reitores das Instituições estiveram reunidos de forma híbrida e contaram com a participação da reitora da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - Unesc e vice-presidente do Sistema Acafe.

O encontro dos reitores das 14 Instituições Comunitárias que compõem o Comung foi segmentado em dois momentos importantes. O primeiro, com o título “Superação de desafios enquanto rede”, contou com a participação especial da professora Dra. Luciane Bisognin Ceretta, reitora da Unesc e também vice-presidente da Acafe. “A Acafe atualmente distribui 63 mil bolsas para as Instituições Comunitárias de Ensino Superior e está trabalhando para aumentar para 142 mil bolsas financiadas pelo governo do Estado de Santa Catarina”, comentou.

A Acafe é considerada coirmã do Comung, uma vez que ela integra as Instituições de Ensino Superior catarinense e cujo estado tornou-se referência no incentivo à educação por meio de seu governo. No Sul, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas vem trabalhando integralmente na campanha #MeioPorCentoJá!, que solicita que o governo do Rio Grande do Sul cumpra a legislação e repasse o 0,5% da receita líquida de impostos próprios, previsto no artigo 201 da Constituição Estadual do RS. No entanto, diferente de SC, as Comunitárias gaúchas seguem em busca deste repasse que nunca fora feito, cumprindo uma série de agendas e reforçando a importância integral destas Instituições para a educação e, a partir dela, para o desenvolvimento do estado.

No segundo momento, os participantes realizaram o debate “O posicionamento do Comung no contexto de Educação Superior”, além de encaminhar agendas prioritárias do Consórcio. Os reitores foram convidados a refletir acerca das convergências e desafios que se apresentam no cotidiano das instituições e como o Comung, com seus 25 anos, pode ser catalisador e propulsor nesse novo contexto da Educação Superior, a partir do potencial associativo e identitário das ICES.

Estiveram presentes na Assembleia Geral Extraordinária [1] a anfitriã - reitora da Univates, professora Evania Schneider; [2] a presidente do Comung e reitora da Urcamp, professora Lia Quintana; [3] o reitor da Feevale, professor Cleber Prodanov; [4] a reitora da UPF, professora Bernadete Maria Dalmolin; [5] a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; [6] o reitor da URI, professor Arnaldo Nogaro; [7] o reitor da Unicruz, professor Fábio Dal-Soto; [8] o reitor da Unisc, professor Rafael Frederico Henn; [9] o pró-reitor de Administração da PUC-RS, professor Alam de Oliveira Casartelli; [10] o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech; [11] chefe de gabinete da UCS, Marcelo Faoro; [12] o pró-reitor de Administração da Unilasalle, professor Vitor Augusto Costa Benites; [13] a vice-reitora da UFN, professora Solange Binotto Fagan. Remotamente, participaram, ainda, [1] o reitor da Ucpel, professor Bachettini; [2] a reitora da Unesc e vice-presidente do Sistema Acafe, professora Luciane Ceretta; [3] e o assessor da Acafe, Adriano Rodrigues.