Alunas de Serviço Social publicam sua primeira pesquisa científica no Congrega Urcamp 2021

O Congrega Urcamp 2021 teve seu encerramento no último sábado (30), porém deixou registros memoráveis para seus participantes. Dentre eles, estão as acadêmicas do curso de Serviço Social EAD, oferecido pelo Centro Universitário da Região da Campanha. As estudantes, que tiveram oportunidade de realizar sua primeira pesquisa científica, relatam suas experiências durante o evento e suporte recebido pelas docentes.

Caroline Gonçalves Nunes Neves, Fluvia Gravi Cassuriaga e Magda Cristina Rodrigues De Lacerda, são alunas do quarto módulo de Serviço Social. De acordo Paula Silveira, docente da disciplina de Projeto Integrador e orientadora das alunas, junto a professora Gabriela Swenson, revela que foi uma mescla de sentimentos “É muita emoção e gratidão em vê-las apresentando os trabalhos”. Marcos Cassão, coordenador do Núcleo de Ensino a Distância - NEAD relata ser gratificante a participação das alunas do EaD em um evento científico de tamanha importância regional.

A acadêmica Magda teve como tema de pesquisa “Serviço Social e a Adoção por Casais Homoafetivos”. De acordo com a estudante, a temática é pertinente por ser debatida em toda sociedade, onde visa informar e combater tabus e preconceitos. “O Serviço Social sempre foi um objetivo meu e um sonho a ser realizado, embora já chegando aos meus 50 anos, quero muito atuar na área, e nunca é tarde para realizar sonhos e objetivos. Gosto muito das  áreas em que o Serviço Social atua e da defesa intransigente pelas causas sociais na conquista de direitos, previsto pela nossa constituição Federal”, comenta.

“O Desafio do Combate à Violência Contra a Criança e o Adolescente no Brasil” foi a temática escolhida por Caroline, onde buscou aprender através de  palestras, artigos, conteúdos e dados brasileiros para entender a gravidade da ocasião em nossa realidade. “A sensação  que tive  foi de muita satisfação e aprendizado e com certeza me instigou a buscar ainda mais. O curso de Serviço Social da Urcamp  tem suprido todas minhas expectativas, e indo muito além do que imaginava. Só  tenho a agradecer  o empenho de cada professor pela atenção conosco”.

Já Fluvia, debateu sobre “A Prática Profissional do Assistente Social em Postos de Saúde e a Intervenção diante da Criança e do Adolescente”, que faz parte de seu cotidiano. Neste trabalho, a estudante concilia a atuação do profissional assistente social inserido na equipe de atendimento do Programa Materno-infantil do Posto de Saúde Municipal com finalidade de abordar as famílias usuárias de acordo com os princípios e o Código de Ética da profissão. Para ela, foi uma experiência gratificante apresentar um desafio a si mesma, tendo a certeza de que cada uma deu seu melhor.

A docente do curso de Serviço Social, Gabriela Swenson, revela que o sentimento é de imenso orgulho das estudantes do curso de Serviço Social.  “Quando se propôs a submissão dos trabalhos -  durante o Projeto Integrador ministrado pela Profa. Paula -  elas prontamente aceitaram o desafio. O Projeto em questão foi proposto de forma a aproximar os alunos da pesquisa, deixando a temática livre dentro do contexto de trabalho do Serviço Social. Acredito que esses trabalhos as motivem a continuar no caminho da pesquisa e a realizar futuras publicações”, encerra Gabriela.