Estudantes do Ensino Médio fazem imersão no curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp
Os estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Carlos Kluwe de Bagé passaram por uma experiência diferente na noite desta terça-feira, 03, no curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp. Orientados pela professora Giovana Goulart, os alunos estão desenvolvendo pesquisa sobre o componente curricular Projetos Culturais em Movimentos. “Trabalhamos várias temáticas, uma delas era abordar os patrimônios culturais da nossa cidade. Agora vão trabalhar em maquetes e o curso vai nos trazer este embasamento”, justifica. Ligada ao tema pela formação e experiência, a professora doutora Clarisse Ismério, que é docente tanto na escola quanto na graduação da Urcamp, acompanhou a atividade.
Reconhecido pelo trabalho desenvolvido junto aos acadêmicos na construção de maquetes, o professor Marcelo David Pereira, recebeu o grupo e detalhou o processo de escolha dos modelos e da montagem das maquetes. Além deste tema, Pereira executou práticas de anamorfose (termo utilizado para um desenho ou imagem deformada que aparece na sua verdadeira forma quando vista de algum ângulo “não convencional”) e desenhos em 3D, o que resultou em uma atividade muito divertida.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp, professora Fernanda Barasuol, destacou a importância de receber o Ensino Médio e colocou o curso à disposição para outras escolas interessadas. “É o futuro deles, então aqui estamos sempre de portas abertas, mostrando a estrutura da Urcamp, das nossas salas de aula, o material que a gente trabalha na graduação e nossa dinâmica”, conclui