Urcamp investe em antena Starlink para qualificar acesso à internet

Por Melissa Louçan/Jornal Minuano

 

Sempre em busca de inovação e melhorias na estrutura para garantir o melhor atendimento à comunidade acadêmica, a Urcamp investiu em uma tecnologia de ponta para garantir o acesso à internet de qualidade, inicialmente para o campus rural de Alegrete. A partir da instalação, a instituição vai garantir velocidade seis vezes mais rápida e com melhor custo-benefício.

Sob a orientação da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) da Urcamp, liderada por Fernando Fagonde, a decisão de adotar a Starlink foi tomada quando a tecnologia se tornou disponível no Brasil. Com mais de quatro mil satélites em órbita, a antena estabelece uma conexão direta com esses satélites, permitindo que a internet trafegue por meio deles.

Idealizada pelo magnata da tecnologia Elon Musk, a tecnologia está em fase de testes pela equipe da ATI, em Bagé, há aproximadamente 20 dias. Uma vez concluídos os testes, a antena será implantada no campus rural de Alegrete.

Fagonde explica que, até então, a mensalidade de R$ 1,2 mil era paga por uma conexão que atendia com uma velocidade inferior o campus rural de Alegrete e com equipamentos alugados. A mensalidade da nova conexão é de apenas R$ 200, uma economia significativa em relação ao valor anterior. Além disso, a velocidade do sinal é seis vezes maior do que antes, passando de 50 para 300 Mbps.

As configurações de segurança e adequações para atender as necessidades de uma instituição de Ensino Superior foram realizadas pelo analista de Segurança Felipe Lopes, egresso do curso de Sistemas de Informação da Urcamp.