Urcamp recompõe equipe de gestão e renova parte acadêmica

Reitora Lia Quintana nomeia diretora e coordenadores acadêmicos para reestruturar a Graduação i e manter a Urcamp com o ensino mais inovador da região

 

A presidente da Fundação Attila Taborda e reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, esteve reunida, na noite desta quinta-feira, 02, com os coordenadores de cursos de Bagé, Alegrete, Santana do Livramento e São Gabriel, e demais membros da Gestão, para empossar os novos cargos de Diretora Acadêmica, Coordenadores da Graduação I e PDI, e Gerente de Núcleo de Ensino a Distância.

“Fomos buscar pessoas que já são parte de nossa Instituição para suprir nossas necessidades. A Gestão da Urcamp é feita por mim, enquanto reitora, e por todos que estão presentes nesta Sala dos Conselhos, para que possamos continuar contribuindo com o desenvolvimento da região, e consolidando o nosso ensino inovador”, disse Lia Quintana, ao dar início à reunião. Os novos membros são a professora Mestre Jane Vilaverde Gomes, no cargo de Diretora Acadêmica; professores Mestres Glauber Pereira e Rita Luciana Saraiva Jorge, como Coordenadores da Graduação I e PDI; e Marcos Antonio Soares Cassão Júnior, como Gerente de Núcleo do Núcleo de Ensino a Distância.

A Graduação i da Urcamp é um modelo de gestão do processo de ensino-aprendizagem que reúne a experiência de mais de seis décadas de oferta de ensino superior nas regiões da Campanha e Fronteira do Rio Grande do Sul e as demandas de um mundo em transformação constante. Cabe à educação identificar as necessidades dos cidadãos frente à construção desta modernidade tão instável; cabe ao ensino superior a formação integral a partir de um contexto de que a mudança é a mentalidade, que o cenário é a criatividade e que o alicerce é a competência.

Neste panorama, a Graduação i se revela como uma resposta ágil para a necessidade de inovação, para a reinterpretação da dinâmica da sala de aula e para o desenvolvimento de novas perspectivas de futuro. É a partir dela que a Urcamp define seu rumo assumindo as metodologias ativas de ensino como estratégias importantes para desenvolver o ensino por competências.

Cerne da mudança contida nos planos de reestruturação institucional fomentados desde 2018 e meta permanente nos processos de avaliação externa vencidos pela instituição até durante o período da pandemia da COVID-19, a Graduação i é estratégia e processo. Como estratégia, carrega em sua proposta uma educação sempre atualizada, que reconhece o papel da tecnologia e das possibilidades de encontro ainda que mantidos nos regulamentares períodos de virtualização, que aposta no convívio com a comunidade mediante solução de problemas reais advindos de sociedade real, além dos muros da instituição. Como processo, a Graduação i se constitui acima de tudo como um caminho de diálogo entre o aprender e o fazer, elaborando-se e revisando-se no continuum de grandes e melhores possibilidades.

Os objetivos percorrem o pressuposto elementar de que a mudança é uma constante na sociedade contemporânea e que ela deve ser considerada sempre que trouxer estímulo e contribuições à proposta de ensino-aprendizagem da Urcamp.

E quando se tem mais de 60 anos de experiência, valores fortes e sólidos, o exercício da inovação transforma o medo e a insegurança, inerentes às perspectivas de mudança, em coragem e pioneirismo. Mas ser educador é isso: preparar para a vida. E qualquer que seja a iniciativa de formar profissionais competentes para o desafio do mundo, ela deve ser acompanhada do espírito crítico, da incerteza e da curiosidade. Afinal, são estes os elementos que nos conduzem ao porvir. E que vão nos manter relevantes.