Urcamp promove oficina sobre a “Pedagogia da dança com foco no desenvolvimento infantil”

Atividade integrou série de oficinas promovidas pelo curso de Pedagogia

O curso de Pedagogia da Urcamp promoveu, na noite de terça-feira, 3, a oficina “Pedagogia da Dança: A Aprendizagem, o Desenvolvimento e a Cognição da Criança”. A atividade foi realizada na Brinquedoteca Veda Lucinda e contou com a condução do pedagogo Wallace Pires Gulart Rosa, professor nas escolas estaduais Dr. Carlos Kluwe e Professor Justino Costa Quintana.

A oficina teve como público os acadêmicos do 1º semestre do curso e buscou ampliar a visão sobre o papel da dança na formação das crianças, tanto em espaços formais quanto não formais de ensino. Segundo o pedagogo, a proposta da atividade foi apresentar uma abordagem diferenciada da temática, promovendo o diálogo entre teoria e prática. “A proposta visa trazer o tema com uma visão diferente do que estamos costumeiramente a perceber nos espaços formais e não formais de ensino. O objetivo de dialogar o tema abordado com os acadêmicos do 1º semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Urcamp viabiliza ampliar o conhecimento sobre a prática da dança e perceber as diversas possibilidades de aplicabilidade no seu cotidiano”, destacou o professor.

Rosa também ressaltou a importância de considerar a dança não apenas como uma prática corporal, mas como uma ferramenta de valorização das diferentes culturas e espaços nos quais as crianças estão inseridas, promovendo a consciência de si e do outro e fortalecendo a práxis pedagógica.

A acadêmica de Pedagogia, Cherli Duarte Gonçalves ressaltou a relevância da oficina para a formação dos futuros docentes. “Tivemos a honra de receber em nossa instituição, a Urcamp, a ilustre presença de um pedagogo que compartilhou uma rica experiência sobre a integração entre pedagogia e dança. Durante sua fala, ele abordou metodologias utilizadas ao longo de sua formação, evidenciando como o ato de ensinar vai muito além dos limites da sala de aula tradicional”, analisou.

Cherli ainda destacou que, por meio das vivências compartilhadas, foi possível refletir sobre a importância de práticas pedagógicas que estimulem o corpo, o movimento e a expressão, especialmente na infância. “Ao unir pedagogia e dança, ele apresentou abordagens inovadoras que contribuem significativamente para o desenvolvimento da criança, com destaque para a coordenação motora, a socialização e a criatividade. Sem dúvidas, foi uma experiência enriquecedora, que nos inspira a ampliar os horizontes da prática docente”, completou.

A atividade integra uma série de oficinas que têm sido desenvolvidas pelo curso de Pedagogia da Urcamp voltadas à qualificação acadêmica e à inserção de práticas inovadoras no processo de ensino-aprendizagem.