Arena de Inovação: A Plataforma Sou I como case de sucesso 

Mais um dia movimentado no Universo Pecuária, em Lavras do Sul. Nesta quinta-feira, 03, a plataforma de projetos integrados da Urcamp, denominada Sou i, foi tema da palestra do gerente de campus e inovação da Instituição, Leandro Pires, no espaço Arena de Inovação do Sebrae. O professor abordou os avanços da educação e a necessidade de novos profissionais no mercado de trabalho, o que também contribuiu para que a Urcamp remodelasse a sua metodologia de ensino, agora baseada em competências com resolução de problemas reais.

A feira em Lavras do Sul reúne inovação, tecnologia, áreas rurais, remates, educação, investimentos, maquinários, agricultura familiar e outras tantas temáticas no parque da Associação e Sindicato Rural do município. Nesta manhã, duas palestras encantaram o público na Arena do Conhecimento: primeiro, Cris Vieira, doutora em educação, dialogou sobre a importância dos professores, traçando uma linha que versa sobre o passado, presente e futuro. Em sua fala, com muita didática, Cris fez paralelos quanto à inovação que faz parte do cotidiano de todos nós, comparando à época em que enciclopédias eram caríssimas - portanto, de pouco acesso -, e contemplavam em suas páginas todo o conhecimento do mundo. Em contrapartida, fez referência às novas plataformas, como, por exemplo, o WhatsApp, e questiona se fomos avisados ou questionados se iríamos ou não querer tê-las. Hoje, quando se fala em ‘enviar uma mensagem’, não se espera um SMS, mas, sim, algo que será lido no Whats.

“O conhecimento é a grande moeda do século XXI”, diz Cris Vieira. Para a educadora, a escola deve estar alinhada aos novos paradigmas e trazer soluções para desenvolver todas as regiões. Quanto aos países de primeiro mundo, desenvolvidos, a doutora em educação diz que, para eles, tudo inicia pela educação e é a educação a parte mais importante daqueles países. “Pois não existe desenvolvimento sem educação”. Ao fim da palestra e após comprovar que a educação mudou e todos os ensinos precisam se conectar a este novo momento, ela deixa a frase de Michelangelo que, aos 87 anos, respondeu: “eu continuo aprendendo”.

Em seguida, chega Fabrício Carpinejar. Carpinejar não sobe ao palco, transita por entre os corredores e olha nos olhos da plateia. Arranca sorrisos e traz lágrimas. Fabrício Carpinejar também estava presente para falar sobre a educação, mas levou o público para além das fronteiras. Falou sobre o tempo. Sobre a ansiedade. Sobre a culpa. Sobre o que deixamos para depois e acaba por não ser feito. Fabrício falou sobre a vida.

Com histórias de sua família e contos sobre conhecidos, Carpinejar fez reflexões sobre a felicidade, pontuando que o problema de ser feliz é que o ser humano não sabe deixá-la ir. “A gente não sabe deixar a saudade ocupar o lugar da lembrança”, enfatizou, ao contar que toda saudade é lembrar de algo de bom que nos aconteceu. Então, chegou à pressa. Para ele, ‘o maior mal da atualidade é a pressa e a pressa causa a ansiedade; já a ansiedade nos tira do presente’. Neste contexto, Carpinejar explica que independente da área, seja profissional ou familiar, somos invadidos pela ânsia do depois. E isso acaba por afastar o indivíduo de viver cada instante do que acontece no aqui e no agora. “Amor próprio é quando não nos deixamos para depois”.

Sobre sonhos, coisas que desejamos ou precisamos realizar, Carpinejar enfatiza que ‘adiar é não fazer; e falta de tempo é, na verdade, falta de vontade’. Quando se adia algo, cria-se culpa. Depois da culpa, vem a promessa de fazer algo melhor, no lugar daquilo que deveria ter sido feito (mas não foi). Assim que, novamente, não é cumprido, maior torna-se a culpa e a promessa. Até que, logo adiante, nada foi feito; e aqueles para os quais deixamos de estar presentes ou de fazer algo com ou para eles, passam a não mais acreditar em nossa palavra - pois não conseguimos mais cumprir a série de promessas feitas. “A culpa é tudo que não aconteceu; a saudade é a lembrança de tudo que foi feliz”.

Entre lágrimas e sorrisos, Fabrício Carpinejar abraçou cada um que esteve ao seu encontro, deixando a mensagem de que nunca é tarde; de que diagnóstico não é destino; de que não há grande projeto na vida que não parta da nossa necessidade. Para ele, é preciso fazer agora toda execução dos planos que se tem, sem deixar para depois, pois o depois passa.

À tarde, Leandro Pires estreou na Arena de Inovação do Sebrae. A Urcamp foi um dos cases de sucesso sobre projetos que deram certo e que estão concentrados em inovar e contribuir para o desenvolvimento e encontro de novas profissões. Lançada em 2019 como parte da Graduação i, a plataforma Sou i vem crescendo e conectando cada vez mais estudantes, empresas, instituições, mentores, professores e comunidade. A partir dela, os acadêmicos encontram problemas reais e são encorajados a desenvolver projetos integradores para oferecer soluções.

Hoje, a plataforma Sou i tem mais de: 1919 demandas registradas; 3070 estudantes atuando; 2135 projetos realizados; 426 empresas conectadas; 902 mentores colaborando; 196 convênios e parcerias; 11 cidades abrangidas; e 8428 pessoas impactadas.

A plataforma tem acesso gratuito para todos os conectados, isto é, toda e qualquer empresa pode demandar desafios encontrados em sua área, por exemplo, e receber um projeto que poderá ou não implantar como solução. Este projeto desenvolvido pelos acadêmicos com mentoria de profissionais não tem custo algum; pelo contrário, é uma grande rede de conhecimento e conexões, permitindo que o estudante tenha práticas reais desde o primeiro semestre ao passo que os empresários e empreendedores tenham a chance de encontrar futuros novos profissionais ainda nos bancos acadêmicos.

Para acessar a plataforma sou i, basta entrar no endereço www.soui.urcamp.edu.br. Por lá, é possível conhecer todas as demandas e projetos cadastrados. A Urcamp segue sua participação no Universo Pecuária até domingo, dia 06 de novembro.