A criação, implantação e gestão do modelo de Gradução I, adotado pela Urcamp no primeiro semestre de 2019, foi tema de apresentação no webinar promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), na terça-feira, dia 1º.
O professor e vice-reitor da Urcamp, Fábio Josende Paz, foi o responsável por apresentar como se desenvolveu a construção do modelo adotado. Como este ciclo tem foco na internacionalização dos processos educacionais, Paz iniciou a apresentação destacando o reflexo da busca por modelos e inspirações internacionais durante o processo de construção da Graduação I, adotada pela instituição no ano passado. "Em 2017, começamos o planejamento de mudança do processo institucional e metodologia de ensino. Mas, para isso, realizamos missões internacionais na Inglaterra, México, Índia, Espanha, Canadá, buscando entender como estava funcionando a educação lá. Começamos a pensar no nosso modelo e focamos na inovação. Entendemos a inovação como um diferencial que podíamos trazer para nossa instituição", frisou.
Atualmente, a Urcamp conta com 22 cursos presenciais e 21 cursos EAD distribuídos em nove campi em cinco cidades. São 4,3 mil estudantes, 257 professores e 214 técnicos administrativos atuando diariamente no centro comunitário. Após as visitas e pesquisas de campo em 2017, o ano de 2018 foi dedicado à preparação do novo modelo, que foi implantado em março de 2019, sendo aprimorado desde então.
Paz destaca que, para elaboração do modelo, a Instituição utilizou como norteadores três questionamentos principais para atender um mercado de trabalho inserido em um novo momento e contexto - o que as empresas querem, que profissionais elas precisam e que profissionais a instituição deve formar para atender a nova demanda. "Precisamos preparar o profissional para algo que não sabe que vai acontecer", aponta.
Em um cenário de desenvolvimento tecnológico frenético, a estimativa é de que, até 2030, cerca de 80% das profissões serão novas e 65% das crianças que entram na escola, hoje, irão trabalhar em profissões que ainda não existem. Para formar um profissional preparado para se adaptar a estas transformações, a Urcamp buscou apoio no modelo de aprendizagem de pirâmide, proposto por William Glasser.
O psiquiatra norte-americano apresenta uma alternativa ao modelo tradicionalmente adotado, expositivo, com metodologias mais dinâmicas e participativas a fim de tornar mais ativo o processo de aprendizagem. O método aponta que 90% do conhecimento está retido na base da pirâmide, onde são encontradas atividades mais práticas - por exemplo, ensinar para os outros gera engajamento de 90% no conteúdo, enquanto praticar o conhecimento em projetos e ações tem 75% de eficácia, enquanto discussões em grupo garantem 50% de aprendizado. "Todo o modelo de ensino da Graduação I é baseado nessa base da pirâmide, onde o índice de retenção do conhecimento é bem maior", destaca Paz.
Novo currículo, Projetos Integradores e as Competências Pessoais e Profissionais
A Graduação I adotou uma estrutura pioneira, dividida em módulos, em que o aluno pode entrar em qualquer componente que esteja sendo ofertado naquele momento. Além de facilitar a manutenção de campus em cidades pequenas, com turmas menores, a estrutura também permite a interação e conexão entre alunos de diferentes momentos do curso. "Muita gente pode pensar que isso é loucura, mas funciona muito bem. Vimos isso acontecendo em outros países. O aluno entra e tem colegas que já estão em outros semestres e isso traz uma conexão muito interessante e ajuda a expandir o network", diz.
Assim, as atividades são dedicadas de segunda a quarta aos componentes curriculares - ou seja, o conteúdo ministrado para alunos, com metodologia ativa e prática. Já na quinta, o foco são os projetos integradores, que são soluções apresentadas pelos alunos aos desafios propostos pela comunidade. Este quesito permite uma experiência 100% prática. Até o momento, em 1,5 ano de implantação da Graduação I, foram desenvolvidos 650 projetos para 528 desafios propostos para 275 empresas cadastradas e 144 entidades da comunidade (Prefeitura, associações, entidades, Ongs).
Mais de 1,7 mil estudantes participaram destes projetos, orientados por 481 mentores, que são profissionais não necessariamente vinculados à instituição de ensino, que emprestam sua expertise na área do desafio para auxiliar na composição de soluções.
A semana encerra com as atividades de sexta-feira, de Competências Pessoais e Profissionais (CPP), que permite ao aluno escolher a ênfase em uma competência, que irá diferenciá-lo no mercado de trabalho. Entre os assuntos propostos estão "Desafios contemporâneos da sociedade", Projeto de Vida, Raciocínio Lógico, Inovação e Criatividade, Mídias Digitais, Economia e Finanças, entre outros. "São competências para o futuro. Por isso, estamos sempre mapeando o mercado e entendendo o que é necessário para poder ofertar opções para o aluno, que vai criar sua própria trilha de aprendizagem", comenta Fábio.
E a aceitação das CPP's foi tão relevante que já foi possível apontar uma modernização no modelo - a CPP EXP³ - Experiência em Exploração, Exponencial. O vice-reitor relata que a nova proposta gera otimização dos custos, nova receita para a instituição, mais alunos por turma, além de ser virtualizada e em formato multicampi, o que permite a participação de todos os interessados, independente de distância geográfica.
A CPP Exp³ é formada por cinco temas, que são escolhidos de acordo com o interesse do aluno, garantindo certificação naquele assunto. São 80 vagas para os acadêmicos da instituição, de todos os nove campi, além do oferecimento de 20 vagas para estudantes externos.
UTech I
O projeto da incubadora tecnológica e social surgiu como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da Graduação I, já que fomenta o ecossistema de inovação necessário. A incubadora abre espaço para os projetos dos acadêmicos, desenvolvidos a partir da prática de cada módulo. Desta forma, os acadêmicos, antes mesmo de se lançarem ao mercado de trabalho, contam com um ambiente onde podem expandir suas ideias através da criação de startups, alavancando o espírito inovador, tecnológico e empreendedor e fomentando o desenvolvimento regional.
"Toda essa trilha da Graduação I, a gente com os projetos que estão indo para a nossa incubadora. Este era um grande problema que as incubadoras tinham, o link da incubadora com a Graduação. E aqui está totalmente envolvido", destaca.
Urcamp retorna ao seminário virtual na próxima semana
Na próxima terça-feira, dia 8, será a vez do professor do curso de Direito da Urcamp, Rafael Bueno da Rosa Moreira, abordar o tema Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, no dia 8 de setembro.
Serão 13 eventos em diferentes idiomas, com a participação de professores e pesquisadores das Instituições integrantes do Comung, abordando estudos e projetos com temas relacionados à Covid-19, saúde, exploração sexual, biotecnologia, agenda 2030 na comunidade Latino-americana, cooperação, migrações, entre outros.
Os encontros acontecerão sempre às terças-feiras, a partir das 11 horas da manhã. Para participar, basta acessar o canal do Comung no youtube, disponível no link https://comung.org.br/gt.