Urcamp inicia o segundo semestre de 2021

Depois de uma semana de férias, as aulas de forma virtualizadas foram retomadas nos cinco Campi da Instituição. Em paralelo seguem as inscrições para o vestibular.

O modelo remoto adotado desde o início da pandemia permanece, ao menos neste início de semestre. O motivo principal é a segurança da Comunidade Acadêmica, pela qual a gestão da Urcamp não abre mão. Com o acadêmico já familiarizado ao formato virtualizado, a Instituição aposta no cuidado, no zelo e na cautela, até um cenário mais promissor, que permita retomar de forma escalonada em toda a região, as aulas teóricas presenciais, as atividades práticas já estão sendo desenvolvidas desde o semestre passado.

Alguns números evidenciam que a Instituição se manteve ativa e atuante durante a pandemia, quando começou a trabalhar de forma on-line, em março de 2020. Neste período foram mais de 300 palestras oferecidas aos acadêmicos de todos os cursos, com nomes importantes de professores de outras Instituições de Ensino do Brasil e do mundo, ministrando e abordando os mais diferentes temas. Nossos eventos remotos envolveram mais de 10.000 pessoas diretamente, entre alunos, familiares e convidados. No mesmo período foram 13 cursos oferecidos e executados com êxito.
Mateus Montardo, acadêmico do curso de Administração, diz que as aulas virtualizadas possibilitaram o acesso a outras experiências. “São diversos profissionais atuantes nas áreas da Administração, que compareceram às nossas aulas virtuais, a convite dos professores, dando palestras, e possibilitando que nós, alunos, tenhamos um maior acesso a quem acumula experiências diárias, e está vivendo, de fato, na prática, os ensinamentos do curso de Administração”, pontua.

A Presidente da FAT e Reitora da Urcamp, professora Lia Quintana destacou a qualidade do ensino oferecido pela Urcamp, ainda que por meio do ensino remoto. “Nossos professores foram muito preparados para ministrar aulas dinâmicas, interativas, que ofereçam novos ambientes de estudo, outras possibilidades de aprendizagem, por isso nós conseguimos manter com eficiência a nossa graduação i, que nada mais é do que o ensino inovador, explica a gestora.

A Pró-reitora de Ensino da Urcamp, professora Virgínia Dreux, revela que a Instituição está se preparando para o retorno presencial. “Estamos nos organizando para que nas próximas semanas a gente já possa voltar com a modalidade presencial, mas para isso, nós enviamos aos alunos um questionário perguntando sobre o tempo que eles necessitam para se adequar, como aluguéis de apartamentos, aos que são de fora, transporte, enfim, e assim que o questionário for aplicado, a gente já pode estipular a data de retorno às atividades presenciais, considerando que já temos a vacinação da primeira dose e aos poucos nós vamos retomando a nossa normalidade. É assim que vamos continuar trabalhando, com segurança e responsabilidade, como fizemos neste ano e meio aqui na Urcamp”, justifica.

A retomada das aulas não interfere no vestibular, que permanece aberto neste primeiro mês de agosto. A Urcamp, através dos coordenadores de cursos, prepararam um formato de ensino que atualiza os acadêmicos que entram no transcorrer das aulas.

O aluno se inscreve pelo site, tem sete dias para fazer a prova de redação on-line. Depois efetiva a matrícula e já começa a frequentar as aulas.

Incentivos

PRAVALER

O Pravaler é um financiamento privado que não necessita do Exame Nacional do Ensino Médio - e que viabiliza a contratação do semestre pelo dobro do tempo.

Isso quer dizer que aqueles estudantes que não teriam condições financeiras de arcar com a integralidade da mensalidade, têm a possibilidade de contratar o Pravaler e financiar seu curso sem juros. Para conhecer e saber mais informações sobre valores e formas de contratação, o interessado deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Urcamp.

ProUni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%). Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
Atualmente, 23,15% dos estudantes da Urcamp utilizam o benefício do ProUni.

FIES
O Novo FIES foi instituído pela Lei nº 13.530 de 07 de dezembro de 2017, para concessão de financiamento a estudantes de cursos superiores, não gratuitos, e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação, custeados pelo Fundo de Financiamento Estudantil. A CAIXA atua no Novo FIES como agente único, responsável pelos papéis de Agente Operador, Agente Financeiro e Gestor de Fundos Garantidores.
O Novo FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
O programa foi dividido em três diferentes modalidades. A modalidade I, direcionada aos que possuem renda de até 03 salários mínimos, será operada com exclusividade pela CAIXA.


Vestibular 2021

Para o Vestibular de Inverno a Urcamp está oferecendo 20 opções de curso de graduação na modalidade presencial que seguem nesta ordem:

Campus Bagé: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito Noturno, Educação Física - Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, História, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação.

Campus Alegrete: Administração, Ciências Contábeis, Direito Noturno, Educação Física - Licenciatura, Educação Física - Bacharelado e Medicina Veterinária.

Campus Sant´ana do Livramento: Administração, Ciências Contábeis e Direito Noturno.

Campus São Gabriel: Administração, Direito Noturno e Educação Física - Licenciatura.