Ação do NAF/Urcamp deve auxiliar no acesso a recursos dos fundos do Idoso, da Criança e do Adolescente

Equipe da SMASI com grupo do NAF

Desde março de 2024 a Urcamp desenvolve um amparo especial às questões tributárias e fiscais de pessoas físicas de baixa renda, microempresas, microempreendedores individuais ou, ainda, organizações sem fins lucrativos. Para isso, aliou-se ao projeto da Receita Federal e mantém, junto à Biblioteca Central, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Coordenado pelo professor João Cleber Lopes, com a atuação de quatro acadêmicos das Ciências Contábeis,  o NAF prestou 30 atendimentos ao longo do seu primeiro semestre de funcionamento, mas prevê triplicar este resultado no segundo período do ano.

 

Na última semana, o NAF reuniu seus integrantes com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso, visando estreitar a relação com os demais serviços atrelados ao Imposto de Renda Pessoa Física, por estarem associados aos fundos municipais do Idoso e da Criança e Adolescente. A ideia é dinamizar o acesso de entidades sociais aos recursos disponíveis dos fundos mediante maior conscientização e orientação técnica que o Núcleo pode oferecer. O secretário da SMASI, Valdomiro Jorge Camargo Sagaz, recebeu com entusiasmo a proposta de trabalho do NAF-Urcamp, informando que novas tratativas indicam a ampliação das atividades de colaboração. Também participaram da reunião, Gilberto Lisboa, Assessor Jurídico da SMASI, Karen Madeira, Contadora da SMASI, Juliane Marçal, Coordenadora Administrativa da SMASI e de Patrick Alves, Assessor Administrativo da SMASI.

 

De acordo com Lopes, o NAF segue sua função de prestar serviços em parceria com a Receita Federal. “Mas pretendemos incrementar a divulgação e sensibilização permanente da comunidade em ampliarmos os recursos dos fundos da Criança e do Idoso para o desenvolvimento de projetos em prol da comunidade assistida”.

 

ATIVIDADE DO NAF/URCAMP

 

O atendimento acontece gratuitamente no 2º andar do prédio da Biblioteca Central da Urcamp, segundas-feiras à tarde e quintas-feiras à noite. As demandas são orientações para problemas no CPF por omissão do contribuinte à entrega de declarações de períodos anteriores, orientações diversas sobre Imposto de Renda, de Microempreendedores Individuais - MEI's e de entidades sem fins lucrativos.