Assembleia da FAT aprova contas da Urcamp e Hospital Universitário

Em Urcamp | Por Redação JM

A Fundação Attila Taborda (FAT) realizou, na noite de sexta-feira, dia 29, sua Assembleia Geral Anual destinada à prestação de contas da entidade relativa ao ano de 2021. No encontro, realizado de forma presencial no Salão de Atos da Urcamp, em Bagé, mas também com a participação on-line de professores de todas as unidades regionais, foi aprovado, por maioria, o balanço financeiro da gestão.

Os balanços e demonstrativos financeiros dizem respeito às entidades mantidas, como o Centro Universitário da Região da Campanha – Urcamp e Hospital Universitário da Urcamp Dr. Mário Araújo. A FAT mantém órgãos voltados ao desenvolvimento cultural e social da comunidade regional, como a Casa da Menina, Museu da Gravura Brasileira, Museu Dom Diogo de Souza, Jornal Minuano, Instituto Biotecnológico de Produção Vegetal – Intec - escolas de ensino técnico e fundamental.

Para a presidente da FAT e reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, a Assembleia é o momento mais importante da Fundação a cada ano, não apenas por detalhar receitas e a aplicação dos valores efetuados pela gestão, mas por oportunizar a participação de toda a comunidade integrante da entidade na definição dos rumos da Fundação e de suas mantidas. "Estamos, ao longo dos últimos anos, trabalhando de forma a priorizar um modelo de gestão que garanta o futuro da FAT, sem esquecermos que temos um compromisso deixado pelo passado e que nos focamos em solucionar conforme obtemos as possibilidades", frisou ela.

Um dos destaques da Assembleia recente, por exemplo, foi o fato da auditoria realizada anualmente não ter mencionado uma única ressalva no balanço da Fundação, algo que não ocorria desde 2012, quando o trabalho de análise começou a ser desenvolvido. "O nosso demonstrativo financeiro mostra que temos conseguido caminhar positivamente, obtendo superávits desde 2012. Mas ainda é um longo caminho que temos pela frente e esforços são cada vez mais necessários, já que inúmeros desafios vêm se apresentando e exigindo adaptações importantes no formato de atuação", argumentou.

Dívidas pagas já superam os R$ 100 milhões

Em termos práticos, o fluxo financeiro da Fundação, reunindo dados de 2010 até 2021, mostrou que, ao longo deste período, mais de R$ 106 milhões já foram destinados ao pagamento de dívidas de anos anteriores. Uma demonstração do compromisso firmado pela atual gestão de honrar passivos que garantiram uma redução de 66% do número de passivos - ou seja, este percentual é relativo ao que foi totalmente quitado.

A superação deste desafio pode ser apontada como fundamental, já que é estratégica, também, para a saúde financeira da instituição a longo prazo. Somente em 2021, foram destinados R$ 12,3 milhões para pagamentos do passado. "Mesmo diante deste cenário, conseguimos manter as atividades, dar os devidos atendimentos que nos comprometemos enquanto uma entidade filantrópica e, dentro do possível, fazendo os investimentos necessários e possíveis", destacou Lia, ao mencionar que, quando superada esta etapa, o horizonte poderá ser mais positivo, já que ampliará as possibilidades de investimentos nas diversas áreas de atuação da FAT.