Presidente do Conselho Regional de Biomedicina palestra para acadêmicos da Urcamp
No dia 1º de novembro, a Urcamp recebeu o presidente do Conselho Regional de Biomedicina e vice-presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Renato Minozzo, para uma palestra voltada a acadêmicos e profissionais da área. O evento, aberto ao público, proporcionou um espaço de aprendizado e troca de experiências, permitindo aos participantes aprofundarem seus conhecimentos com um dos principais representantes da biomedicina.
A coordenadora do curso de Biomedicina da Urcamp, professora Rafaella Sinnott, ressaltou a importância da presença de Minozzo e a oportunidade de esclarecer o papel dos conselhos de Biomedicina na regulamentação da profissão e as orientações sobre o mundo do trabalho no setor. “O contato direto com o presidente do Conselho Regional de Biomedicina foi uma oportunidade para os futuros biomédicos abordarem temas como ética profissional e perspectivas de carreira”, informou a coordenadora.
O palestrante compartilhou sua trajetória na área de saúde coletiva, com atuação em saúde pública. Graduado em Ciências Biológicas e Biomedicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Genética e Toxicologia Aplicada, Minozzo possui especialização em Toxicologia Forense pela Universidade da Flórida. Como professor na Universidade Feevale e ex-coordenador de pós-graduação, trabalhou em pesquisas sobre chumbo, danos cromossômicos, exposição ocupacional e danos ao DNA.
O reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, relembrou a criação do curso de Biomedicina, destacando o compromisso da universidade com uma formação alinhada às demandas do mercado. Bragança ressaltou que a presença de figuras como Renato Minozzo reforça a relevância do curso e agrega valor ao aprendizado dos alunos, incentivando-os a explorar caminhos profissionais na biomedicina.
O reitor adiantou, também, que a instituição está finalizando a instalação de uma agência transfusional ao lado do laboratório de biotécnica, uma novidade para a Urcamp. Essa estrutura, em parceria com o hospital universitário, permitirá aos estudantes realizarem práticas transfusionais diretamente no campus, ampliando as possibilidades de aprendizado e fortalecendo o preparo dos alunos para o mercado de trabalho.