Vone Garcia apresenta exposição na Urcamp

Em Cidade | Por Melissa Louçan

A partir de quinta-feira, dia 4, a Urcamp abre as portas para a exposição “Corrosão, Luz e Arte”, que traz obras da artista plástica Vone Garcia, baseadas em estudos do fotógrafo paulista Lucato, sobre a corrosão sobre objetos do cotidiano. Ao todo, serão apresentadas 12 obras, produzidas ao longo de um ano.

Vone conta que, durante o período de pandemia, em que a permanência em casa se tornou mais frequente, começou a reparar em situações e objetos do cotidiano, como a ação da ferrugem sobre objetos de ferro. “Isto me levou a um estudo, verifiquei então que este assunto já tinha sido alvo do fotógrafo paulista Lucato, que teve mais de 100 fotografias expostas sobre a corrosão e suas nuances”, relata.

A artista, então, passou a visitar ferros-velhos em busca de objetos passando por corrosão. “E aí temos a amostra, com as nuances entre a ciência e a arte”, destaca. Ela aponta, ainda, que a corrosão - processo de oxidação do ferro através do oxigênio - apresenta uma superposição de cores e texturas, que pressupõe modelos formais para elaboração artística e projetual das obras da artista.

A obra já esteve em exposição na Galeria Edmundo Rodrigues e, agora, empresta suas cores para exposição no saguão do campus central da Urcamp. A exposição inicia na quinta-feira, 4, a partir das 18h, e encerra no dia 14 de agosto.