Comung cumpre agenda de educação junto ao presidenciável Lula na Capital Gaúcha

O convite foi realizado para que a Diretoria do Consórcio participasse da pauta do segmento educação em Porto Alegre

Reconhecer na educação o poder da transformação social e regional, e destacar as instituições comunitárias, foram os conteúdos discutidos nesta quarta, 1/06, na cidade de Porto Alegre. A comitiva liderada pela Presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung, a reitora da Urcamp professora Lia Maria Herzer Quintana, entregou uma carta ao presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva, onde apresenta o Consórcio e enfatiza o papel essencial das 14 ICES para o desenvolvimento econômico do estado do Rio Grande do Sul. Essa pauta do COMUNG será apresentada a todos os candidatos à Presidência da República, assim como vem sendo feito, desde 2021, junto aos candidatos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Cada uma com suas peculiaridades, as Instituições pertencentes ao Comung, que completou 26 anos de existência em 2022, atuam há seis décadas no Rio Grande do Sul, formando profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho e focados em contribuir com o ecossistema inovar e desenvolver competências ligadas à região em que estão alocados. Em 2013, o então projeto de lei 7.639/2010, de autoria da Deputada Maria do Rosário, resultou na Lei 12.881/13 - instituições que construíram-se na busca da formação e assim são qualificadas pelo Ministério da Educação como Comunitárias.

Como representantes das Instituições do Comung e em prol dos benefícios que as Comunitárias revelam na comunidade onde estão inseridas, o Consórcio vem cumprindo uma agenda, desde 2021, junto aos pré-candidatos ao Governo do estado do Rio Grande do Sul e na tarde de ontem, com o presidenciável Lula que concorrerá à Presidência do Brasil.

No ato de entrega da carta do Comung a Lula, estavam presentes Maria do Rosário, propositora da Lei das Comunitárias, e a ex-presidente da República Dilma Rousseff, que promulgou a Lei em 2013. Em sua fala, Lia Quintana agradeceu o convite para apresentar o Consórcio no segmento da Educação e frisou que as Instituições do Comung não visam fins lucrativos, pelo contrário, o ensino, pesquisa e extensão são focados na comunidade. “Somos 14 instituições comunitárias distribuídas e ocupando todo estado do Rio Grande do Sul. Hoje, existe uma palavra muito em moda, e a gente não só a reproduz, como coloca em prática, que é a inovação. Há 60 anos, quando o Governo Federal não conseguia alcançar o interior, as nossas Instituições iniciaram suas atividades. Portanto, nós somos a maior e melhor inovação do Rio Grande do Sul - elas se mesclam ao desenvolvimento regional. O nosso patrimônio é todo revertido para prestação de serviços e o nosso maior interesse é a educação”, ponderou a Presidente do Comung.

Além da reitora Lia Quintana, da Urcamp, também fizeram parte da agenda do Comung a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, o reitor da Unisinos, Pe. Sergio Eduardo Mariucci, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, o chefe de gabinete da Unilasalle, Renaldo Vieira de Souza, o relações públicas da Unisinos, Adriano Xavier, e o professor da PUCRS, Jorge Audy, que integra a Abruc.