Urcamp proporciona acesso total às aulas virtuais com empréstimo de chromebooks
Urcamp proporciona acesso total às aulas virtuais com empréstimo de chromebooks
Adaptar-se a inúmeras situações e propor inovações é o que pauta todo o trabalho exercido no modelo da Graduação I, instituído na Urcamp. Em épocas de crise, como é o caso da pandemia dos dias atuais, esse tipo de conceito se faz ainda mais necessário, a fim de que a prática do conhecimento possa ser exercida sem interrupções. Pensando nisso, a Urcamp conseguiu desenvolver as aulas virtuais; logo, não paralisou suas atividades. E para garantir que todos os estudantes tenham acesso ao material, a gestão emprestou 49 chromebooks para este período de distanciamento social. Para quem não sabe, um chromebook é um tipo de equipamento que roda com sistema semelhante ao de um Android, porém, com incremento do hardware de um notebook e do sistema do Google. A finalidade do equipamento é proporcionar opções mais dinâmicas, com preços acessíveis, para atividades de estudantes e usuários, em vez de um tablet mais limitado. A iniciativa de adquirir os chromebooks ocorreu por meio da Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI) da Urcamp. Entre os campi de Bagé, Alegrete, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel são 186 chromebooks adquiridos. Desses, 49 foram emprestados aos alunos envolvidos com a graduação e escolas que são mantidas pela Urcamp. A ideia é de que os professores possam utilizá-los dentro da sala, com aulas mais dinâmicas. Na prática, serve como um laboratório-móvel. Todos ficam armazenados na biblioteca Urcamp, onde é feita a entrega e retirada. Mas, nesse período, para que as aulas virtualizadas/remotas fossem desempenhas com plenitude, houve o empréstimo temporário dos chromebooks. Cabe ressaltar que a ação é uma resposta para as demandas exigidas ao perfil do atual aluno, proposto pela Graduação I, que exige cada vez mais o uso de recursos tecnológicos, de estratégias para o ensino-aprendizagem e metodologia inovadora.
Produção em meio à crise
Embora todas as dificuldades enfrentadas com a pandemia, a instituição de ensino tenta minimizar a situação. Gerente de Campus e Inovação da Urcamp, Leandro Pires afirma que os chromebooks são uma alternativa de proporcionar ao conhecimento, mesmo diante de todo o cenário. "Apesar de todos os revezes, dificuldades que estamos todos enfrentando, nós aqui na Urcamp, através de toda a gestão, estamos buscando soluções para que a gente consiga dar continuidade à nossas operações. E com isso, dentre outros mecanismos que estamos utilizando, o maior deles é a transformação digital, que tem sido uma boa alternativa para manter nossos negócios, permitindo, assim, que o estudante consiga produzir, nesse período de crise. A inovação, a transformação digital, certamente são grandes aliados. E os chromebooks estão nas casas dos alunos, possibilitando que eles façam as aulas, os seus trabalhos, mantendo o acesso às informações digitalizadas que dispomos", contextualiza. A ideia, na concepção de Pires, atende os requisitos do novo modelo de ensino da Urcamp. "Viemos promovendo uma transformação não só no aspecto digital, mas uma transformação na cultura organizacional e de pensamento; no mindset das pessoas, estudantes e familiares dos estudantes. São processos que deixaram de estar engessado. Hoje, achamos outras alternativas de darmos seguimento nas coisas. Esse é o grande aprendizado que vejo com toda essa situação", revela.
Inclusão dos acadêmicos
Pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux relata que quando iniciaram as atividades remotas, a Urcamp fez um levantamento, junto aos coordenadores de curso e professores, para saber quais alunos não possuíam notebooks ou computador em casa que estivessem disponíveis para as aulas virtualizadas. "Nós adotamos esse modelo em que o aluno tem aula toda a noite, junto ao professor que está todo o tempo on-line, e nesse sentido nós fizemos uma organização em todas as bibliotecas, em todos os nossos campi. O aluno que não tinha este equipamento pôde acessar como empréstimo conosco esse material, como era no presencial. A diferença é que agora ele vai levar pra casa. E quando retomarmos nossas atividades presenciais ele devolve o chromebook, sem custo nenhum", explica. Com isso, Virgínia conclui que a iniciativa proporcionou com que as atividades da Urcamp pudessem transcorrer em plenitude, mesmo com a pandemia. "Entendemos que essa é uma forma de incluir todos os alunos nesse processo que não é comum pra todos nós, mas ao qual viemos nos adaptando desde março. Então, para que não ficasse ninguém de fora, adotamos essa dinâmica que está funcionando super bem. E se algum aluno tiver algum problema, pode seguir nos procurando para que possamos continuar fazendo o empréstimo desses equipamentos", observa.
Exemplos de estudantes beneficiados
Estudante do sétimo semestre de Administração, no campus de Santana do Livramento, Moisés Brum estava com problema para assistir às aulas no notebook que possuía. A partir de uma solicitação que fez junto à Urcamp, obteve acesso ao empréstimo do chromebook. Com isso, consegue acompanhar as aulas virtuais "Meu notebook deu problema. Nisso, iniciaram as aulas on-line e eu não conseguia assistir. Até pensei em desistir porque, no momento, não tinha condições financeiras para comprar outro. Sou autônomo e não sabia o que iria acontecer nos próximos meses. A Urcamp, então, me emprestou um chromebook. Ele atende as funções básicas, mas pelo menos, eu consigo assistir as aulas. Meu notebook tem quase oito anos de uso. É bem conservado, mas não suportava a nova tecnologia. Agora, posso acessar o conteúdo sem estresse", comenta. Aluna do primeiro semestre de Fisioterapia, no campus de Bagé, Mariana Berta da Rosa também teve, no chromebook, a alternativa de dar prosseguimento em suas atividades de ensino. Assim, permanece com seus planos e projetos. "Nesse período de pandemia, onde o caos se instalou nas universidades, encontrei a solução que me viabilizaria poder continuar minhas aulas pela plataforma EAD da Urcamp. Obtive o empréstimo do chromebook; agora, é possível assistir as videoconferências e dar segmentos ao projeto acadêmico", finaliza.