Pesquisador aborda uso de fungos contra insetos que causam prejuízo às lavouras
TEMA FOI APRESENTADO EM AULA DO CURSO DE AGRONOMIA DA URCAMP
Já reconhecido pelas atividades de campo e encontros práticos, o curso de Agronomia da Urcamp promoveu, na noite desta quarta-feira,1º, mais uma atividade que determina a relevância de temas debatidos com profissionais do mercado. Por meio dos componentes curriculares de Projetos Integradores e de Biologia e Microbiologia Agrícolas, o curso recebeu o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Adilson Lopes de Lima, que, além de egresso da Urdamp, é doutor em Fitopatologia pela Universidade Nacional de Brasília.
Lima compartilhou sua experiência na área de controle de pragas, cuja ênfase é dirigida ao isolamento, caracterização e avaliação de agentes fúngicos para o controle biológico e promoção do crescimento vegetal. O método permite que insetos nocivos às lavouras sejam contaminados por um tipo de fungo. Essa alternativa diminui o uso de produtos agroquímicos e contribui para a redução de problemas ambientais.
A PALESTRA
O encontro com os acadêmicos trouxe como tema os “Fundamentos da Microbiologia aplicados ao controle biológico e à promoção do crescimento de plantas”, com destaque para a utilização de microrganismos benéficos na agricultura. Entre os principais exemplos abordados, destacaram-se os fungos entomopatogênicos (os inimigos naturais de algumas espécies), como o Metarhizium, que atuam na infecção e morte de insetos.
Além disso, foi enfatizado o papel do fungo Trichoderma, reconhecido por sua atuação no controle das doenças de solo. Este fungo age como parasita dos organismos prejudiciais às plantas (mecanismos como competição, antibiose e micoparasitismo). O Trichoderma também contribui para a promoção do crescimento das plantas, estimula o desenvolvimento das raízes e aumenta a eficiência na absorção de nutrientes. Tudo isso resulta em índices de produtividade mais elevados.
A atividade, desenvolvida nas aulas da professora doutora, Ana Cláudia Huber e da coordenadora do curso, professora doutora Ana Maria Bicca, proporcionou aos acadêmicos uma compreensão mais aprofundada sobre o potencial do uso de agentes biológicos no manejo agrícola. “A atividdade reforça a importância de práticas sustentáveis e inovadoras no agronegócio, além de aproximar os estudantes da realidade da pesquisa científica aplicada”, avalia a coordenadora.