Aula inaugural dos cursos de Saúde da Urcamp abordará cuidados paliativos

A aula inaugural dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) será realizada na terça-feira, 3 de abril, a partir das 19h30min, no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza. A atividade vai ser ministrada pela renomada palestrante Ana Cláudia Quintana Arantes, médica geriátrica, docente de medicina e autora do livro “A morte é um dia que vale a pena viver”. A médica debaterá, com estudantes, professores e profissionais da saúde, questões sobre cuidados paliativos, conjunto de práticas para assistência multidisciplinar especializada no atendimento a pacientes com doenças incuráveis.

A iniciativa foi idealizada pela professora do curso de Farmácia da Urcamp, Ana Paula Simões Menezes, e pela médica do Hospital Universitário (HU) Dr. Mário Araújo, Alice da Cruz. Segundo Ana Paula, a atividade tem o objetivo de inserir os cuidados paliativos como assunto a ser discutido nos eventos de saúde na região.
Alice, que trabalha há cerca de um ano com cuidados paliativos, conta que o Hospital Universitário é pioneiro em adotar as práticas no município. Ela afirma que o método garante uma melhor qualidade de vida aos pacientes e seus familiares, que recebem o atendimento de uma equipe formada por profissionais da psicologia, farmácia, fisioterapia, enfermagem, medicina, nutrição e serviços sociais.

O evento é patrocinado pela Clinipampa, ASM Empreendimentos Imobiliários, Laboratório Examinare, Farmácia Mistura da Terra, Unicred – Região da Campanha, Luma Consultório de Enfermagem, São Lucas gestão hospitalar, Hospital Universitário, Vitali Cogumelos do Sol, Unacon, Clínica médica Kalil e Prefeitura de Bagé.

Workshop
Aproveitando a vinda da palestrante, no mesmo dia, a comissão organizadora da aula inaugural também estará promovendo um workshop com a temática “Amor e Gratidão, como cuidar de alguém na fragilidade”. A oficina também será realizada no complexo do museu, às 17h. Estão sendo disponibilizadas 70 vagas, pelo valor de R$ 100. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: eventos.urcamp.edu.br.