Com mais de 17,4 mil exames em 2023, serviço de Radiologia do HU ajuda a salvar vidas na região

O diagnóstico precoce em diferentes patologias pode representar muito a um paciente, principalmente se garantir a continuidade da vida, mesmo depois da detecção de uma doença. É com essa premissa que os quatro médicos que atuam junto ao Centro de Radiologia do Hospital Universitário da Urcamp atuam, desde que a instituição de Saúde começou a oferecer os serviços de Ecografia, Raio-X e Tomografia. Só no ano de 2023, conforme levantamento divulgado pelo HU, já foram mais de 17.422 exames. Deste número, 60% foram realizados via Sistema Único de Saúde (SUS).

A médica ultrassonografista Ana Alice Furtado é uma atuante e entusiasta da Radiologia. Ela realiza, em média, 40 exames em um só dia. Os mais procurados são as ecografias mamárias e transvaginais, de tireoide, abdominal total e de próstata. A profissional conta que o serviço, na atualidade, pode se tornar uma referência na região, pois vem contribuindo com as demandas de Bagé e cidades vizinhas. E o mais importante, ajudando a resgatar vidas. “A Ecografia tem um grande benefício na hora de detectar as patologias precocemente. Facilita o trabalho de outros profissionais médicos, como clínicos, cirurgiões - porque eles dependem do radiologista, do ecografista para tratarem os pacientes em tempo hábil. Se conseguirmos dar conta desta demanda da região, e estamos conseguindo, estamos ajudando a salvar pessoas”, avalia.

Além de Ana Alice, o serviço é desempenhado, também, pelos médicos Cezar Lucas, Julia Castilhos e Leandro Becker.

Liliane Dourado foi uma das pacientes que procurou o atendimento da Radiologia para realizar duas ecografias pelo SUS. “Este serviço é de muita valia, independente da condição social. São exames importantes para a comunidade e seria muito difícil tratar as pessoas sem eles”, reconhece.

Para o diretor Administrativo do HU, Leandro de Deus, além desses exames, a meta é expandir os atendimentos em 2024. “Estamos negociando com o Estado para destinar o Assistir - programa de incentivos hospitalares do Rio Grande do Sul, ao HU. Se viabilizado, isso vai beneficiar mais de 200 mil pessoas de toda a nossa região. Isso é um ganho para todos”, analisa.

Para quem necessita, os agendamentos para exames de Raio X, Ecografias e Tomografias podem ser feitos diretamente no Hospital Universitário da Urcamp.