CineSI da Urcamp promove reflexão sobre impacto da tecnologia e redes sociais
O curso de Sistemas de Informação da Urcamp promoveu, na noite de quinta-feira, 31, a primeira edição do CineSI - Cinema e Tecnologia, um evento que busca aproximar os estudantes da cultura cinematográfica e incentivar o debate sobre a relação entre tecnologia e sociedade. Realizado no Laboratório de Informática do Campus Central, o CineSI apresentou o episódio Nosedive, da 3ª temporada da série Black Mirror, que explora as implicações das redes sociais na vida moderna, abordando temas como privacidade, superficialidade e busca por validação.
O projeto foi idealizado pela acadêmica Letícia Pastorini e organizado pela coordenadora do curso, a professora doutora Paula Silveira, com o apoio do professor de Sistemas de Informação, João Abelar. "O CineSI foi pensado para utilizar o cinema como ferramenta de aprendizado e reflexão, instigando os estudantes a desenvolverem uma visão crítica sobre temas fundamentais na tecnologia", explicou a coordenadora.
A exibição de Nosedive destacou questões como a superficialidade nas interações sociais e a pressão constante pela aceitação nas redes. No episódio, a sociedade é regida por uma pontuação social, onde cada indivíduo é avaliado publicamente por suas ações e aparência. Essa realidade fictícia serve como um alerta sobre os perigos da dependência excessiva da opinião alheia e o impacto do julgamento social sobre a autenticidade e a privacidade.
Após a exibição, os acadêmicos participaram de um debate. Com planos de realizar o CineSI mensalmente, a proposta do evento é fomentar a interação entre os acadêmicos e proporcionar um espaço de troca de ideias sobre o papel da tecnologia em diversos aspectos da sociedade. Na próxima edição, o CineSI contará, também, com a participação do professor do curso de Jornalismo da Urcamp, Jeferson Vainer, que também é cineasta.