Após 55 anos de fundação, CRUB será presidido por uma Reitora

Pela primeira vez, desde que foi fundado, em 1966, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) elegeu uma Reitora para a sua Presidência. A reitora Lia Maria Herzer Quintana, do Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP), foi eleita por aclamação durante a 95ª Assembleia Geral Extraordinária e Eletiva, que ocorreu nesta última quarta-feira (29), via plataforma digital.

Diretoria, que ficará à frente da instituição no período de outubro de 2021 a setembro de 2023, é composta ainda pelos reitores Waldemiro Gremski, que até ontem ocupava o cargo de presidente, na 1ª vice-presidência, representando as IES comunitárias; Margarida de Aquino, representando as federais, na 2ª Vice-Presidência; Rodrigo Bruno Zanin, pelas públicas estaduais e municipais, na 3ª Vice-Presidência e Beatriz Maria Eckert-Hoff, representando as IES particulares, na 4ª Vice-Presidência.

Em seu discurso de posse, a reitora Lia reiterou que esta gestão será de continuidade das propostas e projetos traçados na diretoria anterior, da qual também fazia parte como vice-presidente. “Digo com satisfação que vamos dar continuidade ao nosso trabalho iniciado em 2019. Vamos manter o nosso projeto de revitalização do CRUB, reafirmando que CRUB é o espaço da educação superior, é o espaço de todos os dirigentes e de todas as organizações acadêmicas, de todos os segmentos do ensino superior”.

Isso, segundo a nova presidente, mantendo a unidade dentro da diversidade característica do conselho. “Temos que construir todos juntos uma educação que seja para o Brasil, que seja para todos. Quero dizer da satisfação pela composição da nossa diretoria”, salientou, destacando o fato de todos os segmentos terem assento na diretoria, assim como todas as regiões geográficas estarem representadas.