Escola Monsenhor Costabile Hipolito desenvolve pesquisa no laboratório de Biologia da Urcamp

Escola Monsenhor Contabile Hipolito em frente a Urcamp

Os estudantes dos sétimos e oitavos anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Costabile Hipolito, participam de uma experiência diferente. Liderados pela monitora de pesquisas da Escola, Cristiane Fuga, o grupo fez uma visita ao laboratório de Biologia da Urcamp com a finalidade de analisar uma amostra de água coletada junto ao Arroio Bagé.

A visita técnica aconteceu na tarde desta segunda-feira, 01 de julho, quando os alunos os alunos passaram pela experiência prática que faz a culminância de uma tarefa multidisciplinar que aborda os cuidados com o meio ambiente. Uma das propostas do trabalho de pesquisa é desenvolver a consciência de zelo e respeito ao arroio que corta a cidade de Bagé. Para isso, precisavam medir o grau de poluição da água.

A professora destaca a importância de os jovens poderem acessar um laboratório, que serve de apoio na formação dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, agora também permitindo atender aos estudantes da rede pública. “O nosso projeto chama-se MAPA – Meio Ambiente, Preservar Agora, coletamos em uma das atividades a água do arroio no entorno da escola. A Urcamp, que é sempre nossa parceira, está nos mostrando o resultado da pesquisa, fazendo uma análise dessa água. Para eles, é o primeiro contato com o Ensino Superior. Conhecer o laboratório e a instituição é muito enriquecedor”, pontua.

NO LABORATÓRIO

A aula de Biologia, ficou por conta da professora Doutora Mariana Vidal, que explicou cada embalagem de vidro utilizada para precisar as medidas em fórmulas, todas utilizadas em manipulação para pesquisas e análises. “Eu me realizo em poder conversar e passar um pouco dessa informação que dispomos, adoro receber estudantes, é gratificante”, considera a professora.

E os próprios estudantes puderam analisar as amostragens em microscópios. Certas bactérias são consideradas nocivas nos sistemas de água para consumo humano, algumas por causarem alteração no odor, na cor e no gosto da água. Por isso, a importância dos cuidados básicos com a água, alerta o trabalho, desenvolvido do quinto ao nono ano na Escola.

Ben Hur da Porciúncula Ramos, 12 anos, destacou a possibilidade de poder viver um outro universo dentro da estrutura de ensino da Urcamp. “Está sendo muito legal, a gente está tendo uma experiência que nunca tínhamos tido, que é a de visitar um laboratório de verdade e conhecer os processos, é tudo diferente para nós, está valendo muito a pena”, revela.

O trabalho com a visitação e análise de água vai continuar com outras turmas da escola, que também coletaram amostras. Uma nova turma está marcada para a próxima quinta-feira, dia 04.