Guia de Linguagem Simples do TJRS é tema de apresentação na URCAMP de São Gabriel

As Juízas de Direito Paula Yoshino Valério e Eugênia Amábilis Gregorius, da Comarca de São Gabriel, participaram da mentoria a grupo de alunos do Curso de Direito da Universidade da Região da Campanha que apresentaram a colegas de aula o programa de uso da Linguagem Simples, elaborado pelo Tribunal de Justiça do RS.

Os estudantes Angelica Oliveira, Dhenefer Rosa e Gabriel Furtado, do campus local, destacaram a importância dessa forma de comunicação sem prejudicar a técnica e o bom português, entre outros pontos. A orientação foi da professora Luciane Fagundes. A Linguagem Simples, aplicada ao Judiciário, estimula o uso de uma comunicação mais direta e de fácil entendimento, colocando em primeiro lugar a necessidade do público leitor ou ouvinte que busca os serviços da Justiça.

As decisões são para os jurisdicionados, que devem entender o conteúdo, pois são eles os destinatários finais. Por isso a importância da introdução da Linguagem Simples", avalia a magistrada Eugênia Gregorius.

Ainda conforme a Juíza, os alunos da URCAMP buscam autorização para que o tema da Linguagem Simples seja implantado como uma cadeira na universidade.

 

Texto: Márcio Daudt
Diretora do Departamento de Imprensa: Rafaela Souza – dicom-dimp@tjrs.jus.br,
Diretora do Departamento de Relações Públicas: Analice Bolzan – dicom-drp@tjrs.jus.br,
Diretor do Departamento de Marketing Institucional e Comunicação Digital: Fabio Berti – dicom-dmic@tjrs.jus.br,
Diretora de Comunicação Social: Adriana Arend – dicom@tjrs.jus.br