background

JORNALISMO EM TEMPO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INÍCIO
21 Set 19:30h
TÉRMINO
21 Set 22:00h

TÍTULO DA ATIVIDADE: JORNALISMO EM TEMPO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Síntese da atividade: Palestra com o jornalista, pesquisador e escritor, Marcelo Barcellos. Pesquisador do Jornalismo e Estudos de Futuro. Sua tese de doutorado discute influências, narrativas e formatos de notícias baseadas na fusão da Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), o que compreende como um subgênero do Jornalismo Digital, o "Jornalismo em todas as Coisas".
Objetivo(s): Cumprir com o conteúdo do componente de Jornalismo Especializado no que concerne à temática do Jornalismo Cultura, a partir de experiência profissional nas revistras Superinteressante, Veja, Aventuras na História e Bravo.
Palestrante: Dr. Marcelo Silva Barcelos
Graduado em Jornalismo Mestre e Doutor em Jornalismo.
Experiência: Há 12 anos, é professor universitário (UFSC, Estácio, Unisul, Senac, Cesusc e Unesc). Integrou o grupo de pesquisa Observatório da Ética Jornalística, na UFSC, ObjETHOS, de 2009-2011. É pesquisador associado à Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais [JorTec] e do grupo de pesquisa Hipermídia e Linguagem (CNPq/Nephi-Jor). Também cursou Master em Periodismo Digital (Universidade de Navarra/Espanha e Instituto Internacional de Ciências Sociais de São Paulo - IICS). Em 2020, lançou o livro "Jornalismo em todas as Coisas: o futuro das notícias com Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT)", pela editora Insular, sua 9ª publicação (2ª edição no prelo). Em 2022, lançou a Série "Futuros para o Jornalismo" | Vol 1 - Ensaios Avançados sobre o Jornalismo do Futuro. Palestrou em mais de 150 eventos, entre congressos e debates. Ministra cursos, capacitações e treinamentos em Comunicação e Transformação Digital para instituições públicas e de base tecnológica. Colabora, como fonte especialista para reportagens, em ações de divulgação científica e análises sobre futuro da tecnologia, inovação digital, robótica, automação, pós-humanismo, corpo ciborgue, literacia midiática e no combate às notícias falsas. Assina publicações em revistas científicas e capítulos de livros no Brasil, Argentina, Chile, Itália, Portugal e Espanha.
Valores: sem custo.
Carga horária total: 3h
Período de realização: dia 21/09/2023.
Período de inscrição: até 21/09/2023
Horário de realização: noturno: 19:30 às 22:00h
Local: Sala de Inovação da URCAMP, Campus Central, Bagé
Nº de vagas: mínimo: 10 máximo: 25
Público-alvo: Atividade voltada aos acadêmicos de jornalismo, egressos do curso e alunos de componentes que agreguem expressão literária, redação e produção cultura.
Link para inscrição: eventos.urcamp.edu.br
Informações: extensãoeventos@urcamp.edu.br / proippex@urcamp.edu.br

Mais imagens do evento