background

13ª PRIMAVERA DE MUSEUS – Museus por dentro dos museus

INÍCIO
18 Set 08:30h
TÉRMINO
08 Nov 18:00h

13ª PRIMAVERA DE MUSEUS – Museus por dentro dos museus

 

Preservação, diálogo compartilhado: restauração e processo

- Exposição de óleo sobre tela de Filastro Paes

 Audiovisual - processo de restauro em óleo sobre tela

- 63 anos do Museu Dom Diogo de Souza

 

Síntese da atividade:

Obra de Filastro Paes

A obra é um óleo sobre tela, sem datação ou assinatura. De autoria de Filastro Paes e foi alvejada diversas vezes durante a Revolução de 1893, quando esteve na Paróquia da Catedral de São Sebastião.A iconografia apresenta uma mesa coberta com tecido azul, sobre o qual descansam duas pilhas de livros, dois exemplares do jornal União Liberal e um tinteiro, tudo sobre um fundo marrom.

 

Texto da 13ª Primavera de Museus

O intuito da 13ª edição da Primavera dos Museus: envolver ainda mais os públicos de museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. Olhar os museus por dentro para ficar por dentro dos museus permitirá explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos legais, éticos, técnicos e científicos, aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.

 Para o estudioso dos Museus e da Museologia Huges de Varine, “o cidadão é um ser responsável, individual e coletivamente, por seu presente e por seu futuro. Para isso, precisa reconhecer, respeitar e utilizar o patrimônio que o define em sua diferença e o inscreve numa continuidade”. 

Assim, convidamos os museus brasileiros a tecerem coletivamente esta reflexão sobre o momento em que o patrimônio cultural brasileiro está inserido, e apresentar os museus por dentro, buscando fortalecer a relação públicos/museu a partir da ótica da preservação e suas práticas multifacetadas enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural.

Objetivo(s):

- Apresentar os museus por dentro, buscando fortalecer a relação público/museu a partir  da ótica da preservação.

 

Período: 18/09/2019 até 08/11/2019

Horário: das 08h30min às 18h

valor: gratuito

Local: R. Emílio Guilain - Bagé - RS, Cep: 96415-100

 

Informações:

Telefone: 3242 8244 Ramal: 210 e 231

proen@urcamp.edu.br

Mais imagens do evento