Inovações

No ensino, destaca-se a reestruturação dos cursos de graduação por meio de uma nova matriz curricular, com o objetivo de otimizar os recursos e docentes. Dentre as ações adotadas, aponta-se:

1) implementação do núcleo de componentes curriculares semipresenciais, comuns a todos os cursos e campi;

2) implementação de núcleos de componentes curriculares comuns, ou seja compartilhados, que reúnem cursos com afinidade;

3) revisão e atualização dos projetos pedagógico de cursos, tendo em vista o atendimento das diretrizes curriculares;

4) otimização da bibliografia básica e complementar, com o uso de bibliotecas virtuais, disponibilização de livros e plataformas digitais (Blackboard/Saraiva; Sagah/Grupo A);

5) encaminhamento da consolidação da carga horária de 20% na modalidade a distância;

6) implementação do financiamento próprio.

O resultado do conjunto de medidas adotadas, especialmente em relação as novas tecnologias, oportunizaram o avanço para a adoção de metodologias ativas e a proposta do ensino híbrido.

A partir de 2017, foram implantadas melhorias no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) e a realização de capacitações periódicas dos docentes, além da ampliação do quadro de funcionários do Núcleo de Ensino a Distância (Nead).

Essa trajetória oportuniza a FAT/URCAMP, por meio da articulação com Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) ligadas ao Comung, planejar a implementação do ensino híbrido, de forma gradativa, considerando as particularidades das regiões.