Informações gerais
- Carga Horária: 360 Horas
- Turno: Alternativo
- Duração: 3 Semestres
- Número de parcelas e valor: 24 x R$ 160,00 Consulte outros cursos
Dados do Curso
Características
A pós-graduação lato sensu em Patrimônio Cultural, Identidades e Relações Étnico-Raciais tem uma abordagem interdisciplinar, unindo aspectos históricos, sociais, literários e antropológicos para refletir sobre a identidade e a diversidade cultural. O curso possui uma carga horária de 360 horas, divididas em três módulos de 120 horas, cada um composto por quatro disciplinas, totalizando 12 componentes curriculares. As aulas são realizadas de forma híbrida, combinando momentos síncronos e atividades a distância (EAD), permitindo maior flexibilidade aos estudantes.
Mercado de Trabalho
Os profissionais formados nesta especialização estarão preparados para atuar em diversas áreas que envolvem patrimônio cultural, educação e identidade étnico-racial. O curso é voltado para professores, historiadores, antropólogos, arquitetos, museólogos, sociólogos, advogados, pedagogos e outros profissionais das áreas afins, ampliando suas oportunidades no setor público, em instituições de ensino, órgãos de preservação do patrimônio, centros culturais e organizações que promovem ações educativas e culturais.
Diferenciais
Coordenado pela professora doutora Clarisse Ismério, a especialização se destaca pela abordagem ampla e aprofundada do patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, promovendo reflexões sobre identidade, representações sociais e relações étnico-raciais. Além disso, o curso busca fomentar projetos e ações voltadas para a educação patrimonial, capacitando os profissionais para atuar em diferentes contextos educacionais e culturais. O modelo híbrido das aulas também proporciona maior acessibilidade e flexibilidade aos alunos.
Atos Legais
Título concedido:
Área de conhecimento:
Linguística, Letras e Artes
Início de funcionamento:
01/03/2025
Autorização:
Reconhecimento:
Renovação de Reconhecimento:
Estrutura Curricular
DISCIPLINAS|CURRICULO: 2001101
Código
Nome
304940
Patrimônio dos Povos Ancestrais
Ementa:
A emergência da História dos Povos Indígenas no Brasil e no Rio Grande do Sul evidencia a importância e os diferentes significados dos patrimônios culturais dos Povos Ancestrais para a História e sociedades sul-rio-grandense e brasileira, como campo disciplinar no século XXI, cujos corpos legais advém da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 em seus desdobramentos legais na Lei 11.645/8 e o Parecer CNE/CEB nº 14/2015 que institui as Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígenas na Educação Básica. Cujo destaque é a temática da história e da cultura dos povos indígenas na Educação Básica, onde se insere perfeitamente a análise e o debate do Patrimônio Cultural desses Povos tradicionais: o contexto educacional e a promoção de políticas públicas, cujo desdobramento são as Histórias, Culturas. Identidades na perspectiva da Diversidade étnica e cultural, expressas no modo de Ser, Fazer e Pensar Indígenas.
A emergência da História dos Povos Indígenas no Brasil e no Rio Grande do Sul evidencia a importância e os diferentes significados dos patrimônios culturais dos Povos Ancestrais para a História e sociedades sul-rio-grandense e brasileira, como campo disciplinar no século XXI, cujos corpos legais advém da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 em seus desdobramentos legais na Lei 11.645/8 e o Parecer CNE/CEB nº 14/2015 que institui as Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígenas na Educação Básica. Cujo destaque é a temática da história e da cultura dos povos indígenas na Educação Básica, onde se insere perfeitamente a análise e o debate do Patrimônio Cultural desses Povos tradicionais: o contexto educacional e a promoção de políticas públicas, cujo desdobramento são as Histórias, Culturas. Identidades na perspectiva da Diversidade étnica e cultural, expressas no modo de Ser, Fazer e Pensar Indígenas.
Sem: 1 |
CH: 30
304937
Patrimônio e Relações Étnico-raciais
Ementa:
Refletir acerca da História da Escravidão negra e do Pós-Abolição enquanto categoria Histórica, com foco em conceitos como Raça e Racismo afim de observar as agências e protagonismos negros em âmbito nacional e com foco na cidade de Bagé/RS. A partir disso, a disciplina busca analisar e trabalhar as lógicas do patrimônio material e imaterial construídos pela população negra brasileira e bageense com ênfase na Imprensa negra, blocos, ranchos e cordões carnavalescos negros e nos Clubes Sociais Negros.
Refletir acerca da História da Escravidão negra e do Pós-Abolição enquanto categoria Histórica, com foco em conceitos como Raça e Racismo afim de observar as agências e protagonismos negros em âmbito nacional e com foco na cidade de Bagé/RS. A partir disso, a disciplina busca analisar e trabalhar as lógicas do patrimônio material e imaterial construídos pela população negra brasileira e bageense com ênfase na Imprensa negra, blocos, ranchos e cordões carnavalescos negros e nos Clubes Sociais Negros.
Sem: 1 |
CH: 30
304938
Patrimônio Fronteiriço
Ementa:
Analisar as representações históricas, identidades, tradições e delimitações do espaço fronteiriço a partir de seu patrimônio cultural. Destacando a importância dos conflitos platinos para a formação identitária regional.
Analisar as representações históricas, identidades, tradições e delimitações do espaço fronteiriço a partir de seu patrimônio cultural. Destacando a importância dos conflitos platinos para a formação identitária regional.
Sem: 1 |
CH: 30
304939
Patrimônio Religioso
Ementa:
Voltada ao estudo, compreensão e reconhecimento da herança cultural religiosa, incluindo objetos, lugares e práticas que são importantes para a identidade e história das comunidades religiosas. Nessa perspectiva busca evidenciar o papel da educação na sensibilização e valorização do patrimônio religioso, incluindo a importância de transmitir o conhecimento e a história para as novas gerações.
Voltada ao estudo, compreensão e reconhecimento da herança cultural religiosa, incluindo objetos, lugares e práticas que são importantes para a identidade e história das comunidades religiosas. Nessa perspectiva busca evidenciar o papel da educação na sensibilização e valorização do patrimônio religioso, incluindo a importância de transmitir o conhecimento e a história para as novas gerações.
Sem: 1 |
CH: 30
304944
Patrimônio cultural e gestão dos cemitérios
Ementa:
Definir, categorizar y diferenciar los elementos que involucra el patrimonio funerario desde sus facetas material e inmaterial, a partir de experiencias reales y ejemplos prácticos, así como las normativas internacionales.
Definir, categorizar y diferenciar los elementos que involucra el patrimonio funerario desde sus facetas material e inmaterial, a partir de experiencias reales y ejemplos prácticos, así como las normativas internacionales.
Sem: 2 |
CH: 30
304941
Patrimônio Edificado
Ementa:
Patrimônio edificado e sua ambiência urbana. Teorias do Restauro, conceitos de preservação e adaptabilidade. Leituras,interpretação e identificação de exemplares com interesse patrimonial em instâncias histórica, cultural e arquitetônica. Legislações dos institutos IPHAN/IPHAE e municipal
Patrimônio edificado e sua ambiência urbana. Teorias do Restauro, conceitos de preservação e adaptabilidade. Leituras,interpretação e identificação de exemplares com interesse patrimonial em instâncias histórica, cultural e arquitetônica. Legislações dos institutos IPHAN/IPHAE e municipal
Sem: 2 |
CH: 30
304943
Patrimônio Museológico
Ementa:
Conceitos de preservação, diversidade cultural e gestão do patrimônio. Processos de documentação, conservação, exposição, educação, acessibilidade, sustentabilidade e comunicação do patrimônio museológico. Políticas públicas, legislação e ética na gestão de acervos museológicos.
Conceitos de preservação, diversidade cultural e gestão do patrimônio. Processos de documentação, conservação, exposição, educação, acessibilidade, sustentabilidade e comunicação do patrimônio museológico. Políticas públicas, legislação e ética na gestão de acervos museológicos.
Sem: 2 |
CH: 30
304942
Patrimônio Musical
Ementa:
Discutir sobre patrimônios históricos, artísticos e culturais relacionados às práticas musicais e seus impactos no Brasil, com enfoque principal nas práticas musicais das diversas comunidades negras, suscitando questões relativas à formação de espaços, identidades e tipologias de patrimônios musicais e seus limites e contribuições para compreender as múltiplas dimensões da relação dos seres humanos com as práticas musicais em espaços racializados, além de refletir sobre patrimônios musicais (materiais e imateriais) na região do Rio Grande do Sul e suas conexões com outras partes do Brasil e do Uruguai.
Discutir sobre patrimônios históricos, artísticos e culturais relacionados às práticas musicais e seus impactos no Brasil, com enfoque principal nas práticas musicais das diversas comunidades negras, suscitando questões relativas à formação de espaços, identidades e tipologias de patrimônios musicais e seus limites e contribuições para compreender as múltiplas dimensões da relação dos seres humanos com as práticas musicais em espaços racializados, além de refletir sobre patrimônios musicais (materiais e imateriais) na região do Rio Grande do Sul e suas conexões com outras partes do Brasil e do Uruguai.
Sem: 2 |
CH: 30
304948
Educação: Patrimonial: Abordagens e possibilidades em ambientes escolares
Ementa:
Refletir e trabalhar a Educação Patrimonial como uma metodologia de letramento cultural, visando à construção de projetos que promovam o reconhecimento, a valorização e a preservação do Patrimônio Cultural (material e imaterial). Evidenciar os projetos em educação patrimonial desenvolvidos em ambientes escolares.
Refletir e trabalhar a Educação Patrimonial como uma metodologia de letramento cultural, visando à construção de projetos que promovam o reconhecimento, a valorização e a preservação do Patrimônio Cultural (material e imaterial). Evidenciar os projetos em educação patrimonial desenvolvidos em ambientes escolares.
Sem: 3 |
CH: 30
304945
História, patrimônio e cultura operária
Ementa:
A disciplina tem como propósito analisar os conceitos de patrimônio, cultura e memória operária assim como estabelecer articulações existentes entre eles no espaço histórico das cidades brasileiras relacionados à classe trabalhadora.
A disciplina tem como propósito analisar os conceitos de patrimônio, cultura e memória operária assim como estabelecer articulações existentes entre eles no espaço histórico das cidades brasileiras relacionados à classe trabalhadora.
Sem: 3 |
CH: 30
304946
Patrimônio Fotográfico
Ementa:
Compreender a importância do registro fotográfico como fonte histórica, buscando interpretá-la e destacar métodos de conservação.
Compreender a importância do registro fotográfico como fonte histórica, buscando interpretá-la e destacar métodos de conservação.
Sem: 3 |
CH: 30
304947
Representações do Patrimônio Literário
Ementa:
Refletir, a partir da literatura, as questões relacionadas ao patrimônio cultural, as representações identitárias e simbólicas.
Refletir, a partir da literatura, as questões relacionadas ao patrimônio cultural, as representações identitárias e simbólicas.
Sem: 3 |
CH: 30
Corpo Docente
CLARISSE ISMÉRIO DE OLIVEIRA
Disciplinas:
Educação: Patrimonial: Abordagens e possibilidades em ambientes escolares
GICIELI HOHEMBERGER BARUA
Data de Admissão: 03/08/2009
Titulação: Mestrado
Disciplinas:
Educação: Patrimonial: Abordagens e possibilidades em ambientes escolares
MAGALI NOCCHI COLLARES GONÇALVES
Disciplinas:
Patrimônio Edificado
TIAGO ROSA DA SILVA
Data de Admissão: 17/02/2025
Titulação: Mestrado
Disciplinas:
Patrimônio e Relações Étnico-raciais