Dados do Curso
Características
Curso de Medicina Veterinária - Bagé -está localizado no PASSO DOS PERES, S/N - Bagé - RS. CEP:96400-110. O Curso em Alegrete está localizado no SUBDISTRITO DO CAVERÁ - CORREDOR DA BARRAGEM IBIRAPUITÃ, 550. Os Cursos são sediados no Centro de Ciências da Saúde. Oferece 100 vagas anuais (Bagé) e 60 vagas anuais (Alegrete), tendo como turno de funcionamento - Integral.
O ingresso do Acadêmico será feito mediante os seguintes processos seletivos: concurso vestibular, portador de título superior, transferência interna ou externa, PROUNI, PROIES.O egresso receberá a titulação de Bacharel em Medicina Veterinária.
Mercado de Trabalho
A profissão de Médico Veterinário tem a sua disposição muitas opções de trabalho, e um mercado muito promissor, principalmente no que se refere a seus campos específicos de atuação em bem-estar e saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal, ecologia e proteção ao meio ambiente, animais silvestres e bioterismo.
Diferenciais
O Curso de Medicina Veterinária da URCAMP tem como diferencial, estar inserido em uma Fazenda Escola, com animais de produção, tais como: Bovino de Corte, Bovino de Leite, Ovinos, Equinos, Suínos e Aves. Os acadêmicos podem vivenciar a rotina zootécnica associada a produção e a sanidade animal. Além desta característica, conta no local com um Hospital Veterinário com Laboratórios para auxiliar nos diagnósticos. O Hospital Veterinário tem estrutura para atendimentos clínicos e cirúrgicos em grandes e pequenos animais. Os acadêmicos são incentivados a realizarem estágios extracurriculares desde os semestres iniciais, tanto nas dependências da Instituição, como em locais conveniados. Para tal, os horários por semestres são distribuídos de forma que tenham turnos livres para proporcionar tais atividades.
Laboratórios de Ensino
HOSPITAL DE CLÍNICAS VETERINÁRIAS Dr. RAUL ABREU (HCV)
O Hospital de Cínicas Veterinárias está vinculada ao curso de Medicina Veterinária da Urcamp Bagé, localizado no Campus Rural. Presta serviços de clínica e cirurgia de pequenos e grandes animais, atendendo a comunidade e região, através de ações de extensão, e também presta assistência aos animais de produção da Fazenda Escola do Campus Rural.
O HCV tem uma importância significativa no decorrer do Curso de Medicina Veterinária, não só por servir como apoio para aulas práticas de diversas disciplinas do curso, como também, por fornecer estágios aos acadêmicos a partir do quarto semestre, possibilitando a eles o contato direto com a rotina de um hospital veterinário, como também um aprendizado prático, clínico, cirúrgico e ambulatorial.
O corpo funcional do hospital esta constituído por Médicos Veterinários e funcionários, e a área física é constituído por: recepção, sala de clínica de pequenos animais, ambulatório, farmácia e sala de esterilização, sala de estagiários e plantonistas, bloco cirúrgico para pequenos animais, sala de ultrassom e raios X, sala clínica e cirurgia de grandes animais, bretes de contenção e mangueiras para grandes animais, potreiro hospitalar e sala de isolamento para tratamento de doenças infecto-contagiosas.
O HCV funciona de segunda a sexta-feira das 8:00 as 11:30 horas e das 13:30 as 17:00 horas, para agendar uma consulta é só entrar em contato - 53 3242 8244 - ramal 251. Tem como Diretor o Professor José Pedro Rocha Abreu, e o corpo clínico é formado pelos professores: Guilherme Collares da Silva e Luciana Lins Araújo. Serviços prestados a comunidade: Procedimentos ambulatoriais, consultas e cirurgia em grandes e pequenos animais, diagnósticos por imagem em pequenos animais (ultrassom e raios X), tratamento de quimioterapia e traumatologia.
Laboratórios
Os Laboratórios situam-se nas dependências do Campus Rural e funcionam de segunda a sexta-feira das 8:00 as 11:30 horas e das 13:30 as 17:00 horas. Para obter mais informações - 3242 8244 ramal 251.
Os laboratórios destinam-se a aulas práticas, prestam serviços de suporte de diagnóstico ao HCV (Hospital de Clínica Veterinária Dr. Raul Abreu), ao setor de produção do Campus Rural e a comunidade em geral, além de oferecer condições para a iniciação científica, estando situados no Campus Rural. Além dos laboratórios especializados o curso conta com o laboratório-aula de microscopia, em que atende a todas as aulas práticas que necessitem do uso de microscópios de campo claro.
Análises Clínicas: O laboratório destina-se a aulas práticas da disciplina de Patologia Clínica e Introdução à Veterinária contando com monitor e estagiários. Atua como apoio ao Hospital de Clínicas Veterinárias e na prestação de serviços à comunidade. Realiza hemograma, urinálise, citologia clínica e análise de líquidos cavitários. Médica Veterinária Responsável - Profª Regina Pereira Reiniger.
Bromatologia: Destina-se a aulas práticas das disciplinas de Alimentação animal I e Alimentação Animal II, Introdução a Medicina Veterinária e atende o setor de produção animal do Campus Rural. As amostras de campo nativo, ração, feno e silagem são os principais alimentos que chegam ao laboratório. São entregues diretamente no mesmo, e as determinações laboratoriais correspondentes são: Matéria Verde; Matéria Seca; Proteína; Gordura; Fibra; Cinzas e NDT. Médica Veterinária Responsável - Profª Cléia Maria Gisler Siqueira.
Histopatologia: Destina-se a aulas práticas das disciplinas de Patologia Clínica e Cirúrgica, Patologia Veterinária I e II, Técnicas de Necropsia e Introdução à Veterinária. Conta com monitores e estagiários. Atua como apoio diagnóstico ao Hospital de Clínicas Veterinárias e na prestação de serviços à comunidade através de realizações de necropsia e diagnóstico histopatológico. Médica Veterinária Responsável - Profª Lenir Gonçalves Leite.
Micologia: Desempenha suas atividades junto ao Laboratório de Microbiologia localizado no Campus Rural e presta serviços de diagnósticos para projetos de pesquisa, aulas práticas, HCV e comunidade, inclusive clínicas veterinárias, produtores rurais, alunos e médicos veterinários autônomos e de outras entidades. Exerce função importante, sendo essencial na confirmação do diagnóstico clínico de doenças fúngicas, inclusive algumas zoonoses de importância em saúde pública. Médica Veterinária Responsável - Profª Margarete Alves Franco da Fonseca.
Microbriologia: Destina-se a aulas práticas das disciplinas de Microbiologia Veterinária, Tecnologia, Higiene e Inspeção de Produtos Lácteos, Introdução à Medicina Veterinária, Doenças Infecto Contagiosas e Imunologia, contando ainda com monitor e estagiários. Neste laboratório são realizados exames bacteriológicos de vísceras, leite, água, swabs e fluídos. Exames físico-químico de leite (densidade, gordura, grau de acidez, instabilidade do álcool e pesquisa de fraudes. Também é confeccionada vacina contra a Papilomatose bovina e atua na prestação de serviços ao HCV e à comunidade. Médica Veterinária Responsável - Profª Ana Luiza Cabral Risch.
Parasitologia: Destina-se a aulas práticas das disciplinas de Parasitologia Animal e Doenças Parasitárias, Clínica de Ruminantes, Clínica de Equinos, Clínica de Pequenos animais e Introdução a Medicina Veterinária. Atua como apoio ao setor de produção animal do Campus Rural, assim como a comunidade em geral, realizando exames de fezes de caninos, felinos, equinos e animais de produção, bem como diagnóstico parasitológico em geral. Médico Veterinário Responsável - Prof. Guilherme Collares da Silva.
Reprodução animal: Atende as disciplinas: Ginecologia, Andrologia e Biotecnologias, Obstetrícia e Genética. Presta serviços ao setor de produção animal do Campus Rural e comunidade em geral. Oferece aos acadêmicos, grupos de estudos, monitoria e estágio. Médica Veterinária Responsável - Profª Patrícia de Freitas Salla.
Laboratório de Toxicologia e Bioquímica: Atende as disciplinas de Bioquímica e Toxicologia, portanto atua no apoio a atividades de ensino e também pesquisa, contando com a participação de estagiários de diversos cursos da URCAMP. As Linhas de Pesquisa desenvolvidas no laboratório abordam os temas relacionados com a Ecotoxicologia e Marcadores Bioquímicos em Invertebrados. Para isso, são empregados testes com minhocas da espécie Eisenia foetida de acordo com normas de padronização internacional preconizadas pela OECD (ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT) e pela ISO (INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION ). Os principais temas pesquisados englobam a avaliação dos impactos ambientais promovidos por resíduos sólidos da queima de carvão, pesticidas, fertilizantes químicos e efluentes agroindustriais, aplicando-se métodos bioquímicos como ferramenta de análise toxicológica. Médico Veterinário Responsável - Prof Sandro Moreira Tuerlinckx.
Periódicos Online
Atos Legais
Título concedido: Bacharel
Área de conhecimento:
Medicina Veterinária
Início de funcionamento:
18/04/2024
Autorização: Parecer CFE Nº 611/69 e Decreto Lei Nº 405/68 Acordo MEC/UFSM/FunBa s/nº, de 06.07.1969
Reconhecimento: Portaria MEC Nº 525, de 03.10.1980 D.O.U. 08.10.1980, seção 1, pág. 20115
Renovação de Reconhecimento: