background

Gastronomia

Selecione o curriculo desejado

  • Carga Horária: 1920 Horas
  • Turno: Noturno
  • Duração: 5 Semestres
ENADE:

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

CPC:

Conceito Preliminar de Curso

Dados do Curso

Características

A Gastronomia enquanto arte e prática culinária é concebida como cultura, como herança social. Por isso, deve situar-se como forma de preservação do patrimônio histórico e ambiental, respeitando a diversidade e os valores culturais da sociedade, permeada pelos princípios da inovação e da sustentabilidade. O curso é estruturado em módulos com certificações intermediárias. Cada módulo do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da URCAMP permitirá ao indivíduo a qualificação profissional em áreas de competências: Módulo de Fundamentos da Gastronomia; Módulo de Técnicas Avançadas; Módulo de Cozinha Internacional; Módulo de Cozinha Brasileira; Módulo de Cozinha do Pampa; Certificação Intermediária: Assistente de cozinha- após conclusão com aproveitamento das disciplinas dos dois primeiros módulos; Cozinheiro Nacional e Internacional - após conclusão com aproveitamento das disciplinas dos 3º e 4º módulos; Tecnólogo em Gastronomia (Gastrônomo) - após conclusão com aproveitamento das disciplinas dos cinco módulos.

Mercado de Trabalho

A gastronomia abre um leque de possibilidades de atuação em diferentes atividades que compõem o campo profissional, tais como: Gestão - o profissional em gastronomia pode administrar indústrias de alimentos, restaurantes comerciais, refeitórios dentro de hospitais e hotéis, dentre outros. Chef de Cozinha - coordena equipe de cozinheiros e seleciona possíveis fornecedores de ingredientes, planeja e prepara os cardápios para restaurantes. Personal Chef- desempenha as mesmas funções do chef de cozinha, só que atua em residências particulares. Segurança Alimentar- realiza vistorias em restaurantes e cozinhas industriais para garantir que as normas de segurança alimentícia sejam cumpridas, atua como um vigilante. Indústria Alimentícia- testa produtos criados pela indústria e desenvolve novas receitas, caso seja necessário. Consultoria- presta consultoria e assessoria para empresas do ramo alimentício, propondo melhorias nos processos de produção e organização do sistema. Os profissionais da área de Gastronomia podem atuar como críticos gastronômicos, como escritores ou revisores de livros de culinária ou podem seguir a carreira acadêmica ministrando aulas para cursos técnicos e profissionalizantes além de muitas outras áreas. O setor público também abre vagas para gastrônomos - aqueles que podem trabalhar em escolas e prefeituras realizando testes de aceitabilidade dos alimentos e auxiliando o nutricionista do local. Também pode atuar cuidando de recepções e eventos em prefeituras.

Diferenciais

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia proporciona o envolvimento dos acadêmicos em atividades extraclasses como visitas técnicas, oficinas, cursos de extensão, minicursos e trabalhos de campo. Visa o desenvolvimento de atividades práticas que são exercidas perante fundamentação teórica prévia ou simultaneamente adquirida, com o objetivo de integrar o processo de ensino - pesquisa - aprendizagem. Essas atividades são favorecidas pelas parcerias com empresas da região e com os Arranjos Produtivos Locais (Vitivinicultura, Carnes/Bovinocultura de Corte Ovinocultura de Corte, Etc.). O Curso é voltado para o fortalecimento da gastronomia regional.

Laboratórios de Ensino

Laboratório de Nutrição e Dietética; Laboratório de Bromatologia dos Alimentos; Laboratório de Microscopia; Laboratório de Microbiologia. Laboratório de Química Geral; Laboratório de Controle de Qualidade.

Periódicos Online

Atos Legais

Título concedido:
Área de conhecimento:
Início de funcionamento:
Autorização:
Reconhecimento:
Renovação de Reconhecimento:

Estrutura Curricular

Corpo Docente

Fale Conosco