Museu de Arte da ASPES/FAT/URCAMP

Sobre o Museu

Foi criado em 1988, para receber a coleção de 148 obras modernistas da escritora Maluh de Ouro Preto que determinou a doação póstuma de seu acervo particular para esta associação. Este acervo é composto de Arte Modernista e Pós-modernista Brasileira, arte do Século XVIII, pinturas e gravuras.

Breve histórico

Sem herdeiros, Maluh decidiu doar a coleção de arte deixada pelo seu pai, o Almirante Affonso Celso de Ouro Preto, para uma instituição da cidade de seus avós maternos. A iniciativa seguiu sugestão de Jovita Albornoz, uma prima gaúcha de Maluh que frequentava a casa dos Ouro Preto, no Rio. A residência era decorada com a coleção modernista.

A aposentada Carmen Maria Serralta, filha de Jovita, lembra que, inicialmente, Maluh pretendia doar a coleção para o município de Ouro Preto (MG), mas teria mudado de idéia em função do mau estado de conservação observado por ela nas coleções de arte da cidade mineira nos anos 70. Ainda no final daquela década, Maluh determinou a doação póstuma de seu acervo particular para a Associação Santanense Pró-Ensino Superior (ASPES), instituição que criou o campus universitário local, hoje operado pela Urcamp, em Santana do Livramento.

Com a morte da escritora, no fim dos anos 1980, as obras foram logo levadas para Aspes, permitindo a criação do museu ainda em 1988, em salas adaptadas pela instituição. Em 1996, as obras foram instaladas no prédio administrativo do campus da Urcamp em Livramento.

As 148 peças do Museu Aspes/FAT/Urcamp não podem ser encaminhadas, mesmo que temporariamente, para exposições em outros municípios ou Estados. A permanência em Santana do Livramento é uma exigência prevista no testamento da escritora carioca Maluh de Ouro Preto, falecida em 1988.

Informações

Telefone para contato: (55) 3243 1080 ramal

Endereço: Av Daltro Filho, 2557, CEP 97576000. Santana do Livramento(RS), Brasil.

Email: maaspes@urcamp.edu.br

Responsável: Dionéia de Macedo