Comung: Diálogo com os candidatos é realizado com Senador Heinze

A série de diálogos com os candidatos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul segue em andamento. Na última sexta-feira, 23, o encontro foi com Luis Carlos Heinze do Partido Progressista. A reunião interna contou com a presença das 14 Instituições que compõem o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, presidido pela reitora Lia Maria Herzer Quintana, tendo como pauta principal a luta pela campanha #MeioPorCentoJá.

A abertura da presidente do Comung e reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, reafirmou a importância deste diálogo quanto à importância das Comunitárias para o desenvolvimento de todas as regiões do estado Gaúcho. Dentre sua fala, Lia reforçou: “A necessidade do meio por cento e o quanto é importante para as nossas regiões - distribuídas em todo estado. É sabido que a maioria dos estudantes só consegue estudar com algum tipo de incentivo e é isso que nós estamos reivindicando neste momento. Nós e o estado de Santa Catarina somos as sobreviventes comunitárias, as que têm endereço fixo, não visam lucro, não investem na bolsa e tudo que recebem, investem na educação.

Se a Constituição já prevê, neste pós-pandemia a tecnologia não anda de container nem de navio. Estamos nos colocando à disposição, mas pedindo ao senhor senador um olhar especial para o orçamento que vai iniciar em 2023”.

Com foco na educação, o Diálogo abordou, ainda, a alta falta de alfabetização, que inclui crianças e adolescentes, e que algumas das Instituições do Comung já estão em projetos pilotos para contribuir para que este cenário seja alterado, buscando intervir junto aos estudantes. Atrelado à educação básica, também foi abordado o crescente apagão na busca pelas licenciaturas e a necessidade de políticas de educação, para que ela seja, de fato, uma prioridade.

Assim como ocorreu nas reuniões anteriores, os reitores também enfatizaram que as Instituições Comunitárias estão inseridas em quase todos os municípios do Rio Grande do Sul, de alguma maneira. Todas as universidades têm áreas de educação, saúde, inovação, mas precisam de financiamentos e de recursos financeiros que estão previstos no artigo 201 da Constituição Estadual do RS. Até hoje, apesar das diversas agendas, o Comung não obteve esse aporte, e os nossos estudantes estão com dificuldades de se manter e ingressar nas universidades. A educação precisa ser vista em todos os níveis, assim como sua relação com a inovação e parques tecnológicos que contribuem para o avanço do estado.

Dentre as pautas, foi reforçado o assunto quanto às estruturas e o bem maior, que são os professores, as pesquisas, extensão, mestrados e doutorados das Universidades Comunitárias. Além do destaque que o processo da não aprendizagem foi agravado pela pandemia e é necessário fazer a formação continuada destes professores.

Todas as Instituições do Comung correm risco, até pelo fato do crescimento de instituições com ensino a distância mercantis e sem preocupação com a qualidade de ensino. No entanto, além disso, quando surgem recursos, contratam as de fora, ao contrário de firmar parcerias com as Universidades daqui do Rio Grande do Sul. Quem vai pagar a conta será a comunidade gaúcha. Vale ressaltar que o que as Universidades Comunitárias não estão pedindo um favor ao Governo, mas, sim, solicitando que seja repassado o que já está previsto em Constituição.

As Universidades do Comung já vêm trabalhando ligadas às necessidades regionais e já estão envolvidos para firmar parcerias que reforçam o desenvolvimento de cada uma delas. Em muitas Instituições, além do ensino superior e pós, também é oferecido o ensino básico e técnico.

Participaram deste Diálogo com o senador e candidato ao Governo do Estado do RS, Luis Carlos Heinze: Lia Maria Herzer Quintana, reitora da URCAMP e presidente do Comung; Cátia Maria Nehring, reitora da UNIJUí e tesoureira do Comung; Cleber Prodanov, reitor da FEEVALE e vice-presidente do Comung; Bernadete Maria Dalmolin, reitora da UPF e secretária do Comung; Fábio Dal-Soto, reitor da UNICRUZ; Irmã Iraní Rupolo, reitora da UFN; Rafael Frederico Henn, reitor da UNISC; Evania Schneider, reitora da Univates; Neusa Maria John Scheid, pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI, representando o reitor Arnaldo Nogaro; Demócrito Santos, chefe de Gabinete da UCPEL, representando o reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior; Marcelo Faoro de Abreu, chefe de Gabinete da UCS, representando o reitor Gelson Leonardo Rech.