Alexandre Saltz aponta prioridades para projetos de reconstrução do estado em Aula Magna na Urcamp

PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DESTACOU-SE NO ENFRENTAMENTO ÀS ENCHENTES DE 2024

 

A Urcamp reuniu todos os seus cursos e campi das regiões da Campanha e Fronteira Oeste na noite desta quinta-feira, 29, para a Aula Magna intitulada "Reconstrução do Rio Grande do Sul e a importância das universidades comunitárias neste processo". O tema foi ministrado por uma das personalidades de maior destaque na atuação imediata e protagonismo do Ministério Público durante as enchentes de 2024, o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio Grande Sul, Alexandre Saltz.

 

O encontro, realizado pelo canal oficial da Urcamp na rede Youtube, também contou com participações das instituições que compõem o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - o Comung. Ao longo de uma hora, Saltz destacou pontos de sua própria experiência no enfrentamento das consequências diretas das enchentes de 2024, mas também discorreu sobre inúmeros efeitos indiretos, e não menos importantes, que precisam ser corrigidos para o benefício de uma sociedade que se reconstrói após uma tragédia natural. 

 

Tendo acompanhado os efeitos históricos das enchentes em Porto Alegre, o palestrante resumiu pontos essenciais que devem estimular esforço e mudança nas estruturas de precaução que vão das barreiras e equipamentos de contenção até novos estudos sobre a habitação de áreas irregulares e inseguras ou, ainda, avaliar processos de consumo ecologicamente mais sustentáveis.  Ao apontar que o estado deve se precaver quanto às causas abrangentes da emergência climática, o procurador ressaltou que as universidades comunitárias gaúchas, como centros de conhecimento e experimentação têm assumido um papel importante na busca de soluções estruturais capazes de dar respostas às necessidades de centros urbanos e povoações de áreas rurais que considerem os fenômenos climáticos extremos. “Que esta tragédia nos ensine a construir um futuro mais justo, mais sustentável, mas resiliente. E que possamos reconhecer e valorizar aqueles que estiveram e que continuam na linha de frente da reconstrução do estado, trazendo mais atores para este processo”, concluiu Saltz. 

 

Ao agradecer a participação do procurador-geral como palestrante da Urcamp, o reitor, Guilherme Cassão Marques Bragança, destacou que Alexandre Saltz foi escolhido pela instituição para receber o título de Doutor Honoris Causa no final do ano de 2024, já em reconhecimento ao protagonismo durante a tragédia daquele ano. “Ficamos muito gratos de perceber que Saltz, com a experiência e conhecimento adquirido no palco dos acontecimentos, continua com o propósito de sensibilizar a sociedade e suas forças de atuação estadual para as transformações necessárias. O enfrentamento contra o os fenômenos extremos em todas as regiões continua”, pondera o reitor.